Matéria / Politica

Senado deve votar dia (01) o texto da reforma política

Se o projeto se transformar em lei da forma como está, as pessoas jurídicas somente poderão doar aos partidos e não aos candidatos.

31/08/2015 | Edivan Araujo
/

O projeto da reforma política deve ser votado nesta terça-feira (1º) pelo Plenário do Senado. O PLC 75/2015 altera três leis, entre elas o Código Eleitoral, e tem o objetivo de reduzir os custos das campanhas, simplificar o funcionamento dos partidos, incentivar a participação das mulheres na política.

Se o projeto se transformar em lei da forma como está, as pessoas jurídicas somente poderão doar aos partidos e não aos candidatos. As pessoas físicas estão autorizadas a transferir dinheiro aos candidatos, mas dentro de limites específicos.

A guerra das pesquisas eleitorais vai diminuir bastante por conta de algumas proibições. E os debates também devem ficar diferentes. Apenas fica assegurada a participação de candidatos dos partidos com mais de nove deputados federais.

As campanhas, por sua vez, deverão ficar mais silenciosas. O PLC 75/2015 veda o uso de autofalantes, amplificadores de som ou qualquer outra aparelhagem de sonorização fixa, bem como de carros de som, minitrios ou trios elétricos. A exceção é durante os comícios.

Da redação

Facebook