Com o novo ajuste da economia no país alguns itens sofreram grandes aumentos de preços como é o caso do botijão de gás que vai ter seu preço elevado em pelo menos 16%, o que ultrapassará a casa dos R$ 58,00 podendo chegar aos R$ 60,00 na cidade de Picos e em algumas cidades do Brasil.
Com esse novo valor do botijão de gás um dos itens de consumo de primeira necessidade, vai terminar pesando bastante no bolso do consumidor final que precisa comprar o produto, já que a grande maioria da população depende diretamente desse produto.
Para alguns especialistas, as medidas econômicas adotadas pelo Governo Dilma através do novo plano econômico do Ministro Joaquim Levy, esse ano o consumidor final vai terminar pagando grande parte dessa conta, e que somente lá para o final de dezembro e início de janeiro de 2015, é que a economia vai começar a se ajustar.
Para as famílias de classe média e baixa o impacto ainda será maior devido o poder de compra que está bem abaixo, principalmente para quem estar na faixa de um salário mínimo, aí sentirá ainda mais o peso nos preços dos novos produtos como é o caso do gás de cozinha que nos últimos dois anos subiu sem parar.