Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e discurte queda no FPM

Para os vereadores é hora de colocar o pé no freio e gastar somente o que for preciso

15/09/2015 | Edivan Araujo
/

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Santana do Piauí na última sexta-feira (11), o tema central dos debates foi a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que tem caído de maneira significativa, e que tem levado algumas cidades a extremidade na hora de honrar com os pagamentos, seja de fornecedores ou do funcionalismo público.

A sessão que foi presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB centralizou as discussões no tema mencionado, a vereadora Francinauva Brito (PSB), abriu se discurso falando da missão Missionária que aconteceu em Santana onde estiveram presentes vários jovens acompanhados do Bispo Diocesando de Picos D. Plínio, alguns padres e pessoas da comunidades, onde teve como objetivo a visitação as residências de várias famílias que moram na sede do município, e que no final a missão atingiu seu objetivo e que a comunidade ficou bastante satisfeita.

Outro ponto levantado pela parlamentar foi sobre a Marcha dos Vaqueiros no desfile de 07 de setembro que ocorreu em Santana, o que consolida ainda mais, a cultura sertaneja festejadas por essas pessoas onde percorreu várias localidades além da participação na missa na Igreja do centro.

Vereadora Francinauva Brito (PSB)

A mesma disse ainda que conversou com o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), e este garantiu que a recuperação da PI 375 que liga Santana a cidade de Picos vai iniciar nessa semana, pois o gestor informou que conversou com o dono da empreiteira que vai fazer o serviço, o povo pode ficar tranquilo que agora a estrada será recuperada nos trechos que precisam ser refeitos, disse ela.

Sobre o pagamento em atraso dos servidores da educação a vereadora Francinauva disse que na mesma conversa com o prefeito, o mesmo informou que até o dia (20) desse mês que pagar a todos, pois a cota do FPM do dia (10), a conta ficou foi negativa no valor de R$ 10 mil reais.

Já o vereador Francisco Pedro (PR), falou dos repasses que o município tem recebido nos últimos meses, e lamentou a queda do FPM no dia (10) passada, mais que durante os meses anteriores o que ocorreu mesmo foi descontrole por parte da prefeitura, pois se já vinha sinalizando nesse sentido, era preciso ter mais controle de gastos e usar bem o dinheiro no município.

O edil disse ainda que o que vem acontecendo na administração de Santana do Piauí é um reflexo das administrações passadas, mostra que as gestões anteriores gastavam muito e deixaram muitas dívidas, o que termina inviabilizando as futuras administrações, mais espera que o prefeito Ricardo cuide disso enquanto é tempo.

Vereador Chico Pedro (PR)

Sobre a política o vereador disse que não pretende mais ser candidato a reeleição, pois está muito decepcionado, e ver a política nacional como um jogo de sena, onde as pressões prevalecem sobre os interesses da sociedade que as mantém lá, disse Chico Pedro.

Outro ponto abordado ainda em seu discurso no plenário da câmara foi desperdício de água que vem ocorrendo em Santana, pois segundo ele, a cidade já tem vários problemas e dessa forma vai ficar ainda pior, disse.

O vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB) começou seu discurso falando sobre a perda de um amigo que faleceu na semana passada e que o abalou muito, pois apesar de não serem irmãos, a amizade os tornavam irmãos.

Vereador Antônio Joaquim (PMDB)

Antônio Joaquim falou ainda da Marcha dos Vaqueiros e disse que isso simboliza a esperança de manter viva no município uma cultura que vem passando de geração para geração, e o que é mais importante, que a cada ano percebe que tem aumentado ainda mais o que é muito bom. O vereador falou ainda do não pagamento dos servidores da educação e disse que o prefeito garantiu que até dia (20) todos vão receber.

O presidente da câmara Chico Borges falou sobre o momento difícil que o município tem passada com as constantes quedas constantes no FPM, e principalmente em Santana do Piauí pelo seu histórico de dificuldades enfrentadas nas administrações passadas e principalmente na atual gestão.

Vereador presidente Chico Borges (PSB)

O vereador disse que hoje há uma crise instalada no país que preocupa muito os gestores, e espera que até o final do ano as coisas possam melhorar, pois como comerciante que é, tem sentido o efeito e percebeu uma queda nas vendas de quase 40%, e que tem deixado os comerciantes preocupados, pois muito deles podem não se recuperarem e chegar a quebrar.

“É preciso que os gestores tenham mais responsabilidades no que se fere aos gastos públicos, pois da forma como muito vem agindo fica inviável administrar onde se gasta muito, e se arrecada muito pouco, e aquelas cidades que praticamente não tem o que arrecadar fica pior ainda”, disse Chico Borges.

Facebook