Matéria / Cidades

Câmara pede cancelamento da terceirização do Hospital de Picos

De autoria do vereador Simão Carvalho Filho (PMDB), requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem, 17

18/09/2015 | Edivan Araujo
/

JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1

A Câmara Municipal de Picos aprovou ontem, 17, por unanimidade, requerimento de autoria do vereador Simão Carvalho Filho (PMDB), solicitando ao governo do estado anulação da licitação que terceiriza os serviços do Hospital Regional Justino Luz.

A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e contou com a presença de 14 vereadores. Ausente apenas Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PMDB).

Nas galeiras alguns servidores do Hospital Justino Luz, representantes de entidades de classes e dos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

Todos os vereadores presentes à sessão votaram favoravelmente ao requerimento, inclusive, o líder do governo na Câmara, Wellington Dantas (PT). Cópias do requerimento serão enviadas ao governador Wellington Dias (PT), aos deputados estaduais e federais e aos três senadores. Segundo Hugo Victor, o requerimento estava em pauta desde a semana passada, mas ele mesmo pediu o adiamento da votação para que pudesse discutir com um representante do governo do estado, o processo de terceirização da unidade de saúde. “Infelizmente, o assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde, Francisco Passos, veio a Picos com uma decisão tomada e não explicou nada sobre como seria o funcionamento do Hospital Justino Luz após a terceirização. Veio impor e dessa forma a Câmara não aceita, a população também não, os sindicatos não concordam e muito menos os servidores” –alertou Hugo Victor.

O parlamentar ressaltou ainda que todo o processo é estranho, pois nenhum dos quatro deputados estaduais de Picos foi informado, o prefeito da cidade também não. Assim como os vereadores e nem os servidores do Hospital Justino Luz foram comunicados. “Então, foi uma coisa feita às escuras, de uma hora para outra, cuja decisão está tomada, gerando temor e desconfiança entre a população.

Portanto, se for para prejudicar os servidores e a população a Câmara Municipal de Picos não aceita, somos contra” –posicionou-se Hugo Victor.

Para Hugo Victor, o Hospital Regional Justino Luz precisa é de investimentos. Convocação de mais concursados, maior número de profissionais em todas as áreas, como médicos, enfermeiros, dentistas; mais insumos e um volume de recursos acima do que é repassado atualmente.

Desta forma, acredita Hugo Victor, o atendimento à população iria melhorar, proporcionando aos usuários, por exemplo, a realização de cirurgias eletivas, atendimento de urgência e emergência, atendimento e acompanhamento à gestante e UTI funcionando.

Facebook