Matéria / Geral

Pe. Walmir abre a IX Jornada Nordestina de Cidadania Plena

Três apresentações culturais marcaram a abertura do evento. As artistas arrancaram aplausos do público presente.

25/09/2015 | Edivan Araujo
/

Com a presença do prefeito de Picos Padre José Walmir de Lima (PT), a nona edição da Jornada Nordestina de Cidadania Plena começou nessa quinta-feira (24), no auditório do Holliday Hotel, no bairro Junco. O evento segue até o próximo domingo (27), com a realização da Parada da Igualdade de Picos.

Três apresentações culturais marcaram a abertura do evento. As artistas arrancaram aplausos do público presente.

De acordo com a coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso, o objetivo do evento é discutir cidadania, politicas públicas, formas de enfrentamento à violência, forma de enfrentamento a AIDS e todas as formas de discriminação.

Ao público presente, o prefeito Pe. Walmir lembrou que durante sua gestão, na Secretaria de Educação do município, criou a Coordenadoria de Diversidade e Inclusão e agora no comando da Prefeitura tem aumentado o foco com a inclusão e a diversidade.

O gestor informou ainda que o município está apoiando o evento, que engrandece e enriquece na dimensão do acolhimento e do respeito.

Membro do Conselho Nacional Contra a Discriminação LGBT, Marina Reidel, parabenizou a cidade de Picos por estar discutindo esses assuntos importantes. ”O poder municipal está de parabéns por reunir diversas pessoas aqui e discutimos assuntos tão importantes de pessoas que são discriminadas”, disse.

A solenidade de abertura reuniu militantes de grupos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), autoridades do município e do estado e lideranças de grupos sociais de todos os estados da região Nordeste.

Parada da Igualdade

A 9ª Parada Cultural da Igualdade de Picos encerrará a Jornada Nordestina de Cidadania Plena. O evento reúne pessoas de todo o Piauí. A concentração começa no segundo balão do bairro Bomba, a partir das 15 horas, percorrendo a Avenida Deputado Sá Urtiga até o centro da cidade. A novidade deste ano é que a concentração após a caminhada será na Praça Josino Ferreira.

Coordenadoria de Comunicação de Picos

Facebook