O serviço prestado pela Polícia Militar, em suas diversas áreas, visa garantir a segurança da comunidade de forma geral. Sendo assim, nada mais justo que ao comemorar 17 anos de atuação na zona Norte de Teresina, o 9ª Batalhão da Polícia Militar celebrasse a data com atividades em consonância com a comunidade. Por isso, na noite do último sábado (26), um passeio ciclístico realizado no Parque Lagoas do Norte abriu a semana de atividades comemorativas.
O Pelotão Mirim, que tem sido a menina dos olhos da corporação, foi um dos convidados especiais da noite. Alunos, mães, pais e familiares envolvidos no programa estiveram presentes na atividade que contou com circuito de bicicleta, aulas de dança e sorteio de prêmios.ÂÂ
"A atuação do 9º Batalhão aqueceu a questão da segurança no Lagoas do Norte. Começamos junto com o Pelotão Mirim, há dois anos, para tentar motivar e incentivar que o esporte, o lazer e a preservação do meio ambiente fossem feitos junto com as crianças e os pais. Esse vínculo com a família vem sendo cada vez mais reforçado e essa atividade mostra o poder dessa interação", esclarece o sargento Vladimir.
É para manter viva essa aproximação que a Prefeitura de Teresina vem articulando parceria para inserção de crianças do Pelotão Mirim e suas famílias nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).ÂÂ
"É um lugar onde a gente aprende muita coisa, faz amigos e se mantém longe do que é errado", afirma Stanlley Santos, 13 anos, que é uma das cerca de 250 crianças alcançadas pelas atividades do Pelotão Mirim.
Para Cristina Rodrigues, moradora do bairro Mafrense, o Parque Lagoas do Norte tem sido um local de fundamental importância dentro do desenvolvimento social da comunidade. "Hoje, trouxe marido e filhos, todo mundo para praticar atividades aqui. Um espaço como esse ajuda as pessoas a aproveitarem a vida de uma melhor forma", destaca.
Na ocasião, também integraram a atividade os participantes do grupo Pedal Noturno, instrutores da Academia Bruna Carvalho, com logística garantida através do 9º Batalhão da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), por meio do Programa Lagoas do Norte.
ÂÂ
Por Viviane Bandeira - jornalista (DRT 1467)