Matéria / Cidades

SESAPI e SMS fazem parceria para realização de mutirão de cirurgias de catarata

O mutirão vai abranger todos os municípios do Vale do Guaribas e Vale do Canindé

29/09/2015 | Edivan Araujo
/

A SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí) em parceria com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Picos) realizará o projeto “Olhar bem”, que beneficiará aproximadamente 4.500 pessoas em cirurgias de cataratas.

O Projeto vai abranger a região do Vale do Guaribas, Vale do Canindé e se houver acerto em alguns pequenos detalhes, também vai chegar ao Vale do Sambito, todos pertencentes a Região Sul do Estado.

O evento contou com a participação dos Secretários de Saúde dos municípios pertencentes às regiões citadas e foi realizado na Câmara de Vereadores de Picos na manhã desta terça-feira (29).

Segundo Roselia Carvalho Diretora do DUCARA (Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria), os recursos para a realização destas cirurgias já estão assegurados. Ela falou ainda que já ouvi abertura de edital para cadastro de empresas qualificadas de todo o Brasil para realização destas operações e até a primeira semana do mês de dezembro esta ação vai ser iniciada e vai resolver o problema de muitos piauienses.

“Nós estamos aqui hoje para fazer uma discussão com os 56 municípios aqui da região, desses 2 territórios, através de seus respectivos secretários de saúde, saindo aqui hoje com a agenda fechada de quando será a realização do evento”, disse.

José Venâncio, o Dudé, Secretário Municipal de Saúde de Picos, informou que o público principal são os usuários do SUS com idade igual ou acima de 60 anos, salvo situações congênitas onde haja uma grande necessidade. A SMS vai entrar com a parte logística para a realização do “mutirão” de cirurgias e como principal demandante nesta área com aproximadamente 1.500 pessoas necessitando deste procedimento.

“Esperamos um resultado exitoso no tocante aos serviços que serão prestados e vamos trabalhar para que este seja realizado o quanto antes para atendermos o máximo de pessoas que conseguirmos”, disse.

O projeto “Olhar Bem”, já foi implantando em outros estados com outros nomes, mas, em todos conseguiu através deste trabalho atender boa parte da população que necessitava deste procedimento e devido ao grande sucesso a SESAPI através do Secretário Francisco Costa resolveu implanta-lo e levar a população piauiense uma qualidade melhor para sua visão.

Facebook