Ampliar o diálogo com os cidadãos e estimular a participação cidadã dos jovens na elaboração e implantação de políticas públicas que visem à criação de uma cultura de paz. Com esses objetivos, a Prefeitura de Teresina lança na próxima sexta-feira (23) a plataforma digital Teresina e-você. O lançamento será às 19h, na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte, localizada à Avenida Boa Esperança, zona Norte da cidade.
“A plataforma irá propor um desafio e ficará aberta para o recebimento de propostas para solucioná-lo. O cidadão pode cadastrar quantas propostas quiser. Â Depois de um período, a plataforma será fechada e as ideias passarão pela análise de uma comissão, que verificará a viabilidade de execução”, explica Júlio César Filho, secretário municipal de Juventude.
Segundo o secretário, a comissão selecionará 35 ideias, que voltarão à plataforma para serem votadas pelos teresinenses. “As 10 mais votadas serão implantadas pelo poder público municipal, sob a coordenação do autor da proposta”, completa Júlio César Filho.
Todas as propostas vencedoras deverão ser implementadas na região beneficiada pelo Programa Lagoas do Norte. O lançamento da Teresina e-você amplia o alcance dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), a exemplo do Se Liga na Ideia.
“O Se Liga na Ideia estimula o jovem a propor ideias inovadoras para contribuir na solução de problemáticas no seu bairro através de um concurso de ideias com o tema prevenção e enfrentamento à violência juvenil. Em suas duas primeiras versões, esse concurso foi feito sem a utilização dos recursos digitais. A plataforma Teresina e-você facilitará o acesso e a participação dos jovens na proposição dessas ideias, pois o cidadão poderá, de qualquer mecanismo com acesso à internet, visitar a plataforma e deixar sua contribuição”, observa Júlio César Filho.
O secretário destaca ainda o incentivo à cidadania ativa: “Os autores das propostas vencedoras receberão, cada um, mil reais, um símbolo do nosso reconhecimento pela sua participação. Além disso, a Prefeitura de Teresina disponibilizará cinco mil reais para a implementação de cada uma das ideias vencedoras. Essa implementação será feita pela administração municipal, sob a coordenação do autor da ideia, ou seja, o cidadão não irá apenas propor soluções para os problemas e desafios enfrentados pela cidade, mas participará ativamente da execução dessas soluções”, encerra Júlio César Filho.
Fonte:Viviane Bandeira - jornalista (DRT 1467)