Por cinco votos a três os vereadores de Cristalândia afastaram o prefeito Neemias Lemos (PTB) do mandato por um período de 90 dias. O prefeito respondeu a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Â por irregularidades na administração.Â
Segundo o relator da CPI, vereador Marcos Lisboa (PSB), há denúncias de desvios de contratos firmados entre a Prefeitura Municipal e empresas de diversos ramos; desvio de verbas federais na educação e saúde; suposta apropriação previdenciária e desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com o relatório, o dinheiro era destinado exclusivamente ao gabinete do prefeito. E não houve o cumprimento de um Termo de Ajuste e Conduta proposto pelo Ministério Público do Piauí para regularização do funcionamento de 23 unidades escolares.
“Depois da ata protocolada, o prefeito será notificado e vamos fazer uma sessão extraordinária convidando o vice-prefeito, Luis Carlos Nogueira para tomar posse. Após isso, vamos iniciar os trabalhos de auditória juntamente com o pessoal de Brasília, que deve estar chegando ao final do dia de hoje”, explicou o vereador Marcos.
Os vereadores protocolaram, ontem (4), o pedido de afastamento do prefeito Neemias Lemos no setor jurídico da Câmara Municipal após sessão extraordinária. Â O município de Cristalândia fica a 843 Km ao Sul de Teresina. O vice-prefeito é Luis Carlos do PSD.
Fonte:Portal Az