Cerca de 40 cisternas foram destruídas durante incêndio que atingiu um terreno ligado ao Centro de Convivência dos Idosos, onde é realizada a tradicional Festa do Bode da cidade de Batalha. O incidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (12). Para que o fogo fosse controlado, foi necessária a ajuda da população e da polícia.
As causas do acidente ainda não foram descobertas. Uma perícia no local deve ser realizada para determinar o que realmente ocorreu. Outras cisternas que estavam na área foram retiradas antes que o fogo consumisse tudo.Â
De acordo com comandante do Grupamento da Policia Militar de Batalha, sargento Messias Machado, no local havia pelo menos 100 cisternas quando o fogo começou. “Umas 40 ficaram totalmente queimadas e o restante, nós conseguimos salvar”, informou.
As cisternas destruídas fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais – Programa Cisternas que tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.O público alvo do Programa Cisternas são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais.
*Com informações do Portal Folha de Batalha
Â