Matéria / Geral

Semana Nacional de Conciliação no Piauí inicia nesta segunda

A ação focará em processos de varas de família.

23/11/2015 | Edivan Araujo
/

Começa nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 27 de novembro, a Semana Nacional de Conciliação no Piauí, realizada pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI). Com foco em processos de Varas de Família, a edição contará com a introdução do programa Conciliare nas audiências.

Os casos de varas de família foram priorizados por se tratarem de interesses específicos, envolvendo relações preexistentes e o interesse de incapazes. Foram selecionados 940 processos para a Semana de Conciliação, que serão julgados de acordo com o novo Código de Processo Civil, que entra em vigor a partir de março de 2016.

As audiências serão realizadas por 33 mediadores, com auxílio de 40 apoiadores, que podem ser servidores ou estudantes de Direito, além da equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusci). A Semana contará com a participação dos juízes da Comarca de Teresina, bem como o suporte do Ministério Público e da Defensoria Pública, para sancionar os acordos feitos pelos mediadores.

Sistema Conciliare

Desenvolvido por servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ-PI, o programa Conciliare importará processos virtualizados direto para as audiências, evitando o manuseio do processo físico, além de poupar  tempo com seu transporte.

Da Redação
Imagem:Divulgação

Facebook