Matéria / Cidades

Câmara de Santana encerra ano legislativo de 2015 com sessão ordinária

Além dos vereadores presentes na sessão o prefeito Ricardo também participou fazendo um balanço da admnistração durante o ano de 2015

01/01/2016 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí encerou nesta quarta (30/12) o ano legislativo de 2015 com sua última sessão ordinária do ano, sobre a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, que ainda contou com a presença além dos vereadores do prefeito do município que ao final da sessão antes do encerramento fez um balanço da administração durante o ano passado.

Usaram a tribuna para falar quase todos os vereadores, a primeira que usou a tribuna foi a vereadora Francinauva Leal (PSB), que começou seu discurso lamentando as mortes recentes no município nos últimos meses. A mesma falou ainda da crise financeira que viveu a cidade em 2015 e aproveitou para pedir ao prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), que procure atender ao máximo os requerimentos dos vereadores, pois a função de cada legislador e trabalhar pelo seu povo. A mesma aproveita para desejar um feliz ano novo para todos.

Em seguida o vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB), fez uso da palavra e também fez referência aos últimos acontecimentos em Santana recentemente lamentando a morte prematura da professora e líder sindical Francisca de Sousa Moura Carvalho (Neném de Nega), que prestou relevantes serviços à população santanense. O edil falou também das dificuldades encontradas pela atual gestão devido a crise financeira que assolou o país, e em especial aos municípios como Santana do Piauí que não tem recursos próprios, tudo que entra é através dos governos federal ou estadual, e pediu ao prefeito Ricardo que olhe mais pela população santanense nesse último ano de seu mandato como gestor da cidade.

A vereadora Ieda Leal (PSB), disse na tribuna de sua satisfação de ver chegar o ano novo com saúde, a mesma aproveitou a oportunidade para falar seus requerimentos que foram apresentados na câmara em 2015, e cobrou do prefeito Ricardo mais atenção com os vereadores, pois a mesma entende que por mais crise que o município tenha passado a prefeitura poderia ter atendido mais os requerimentos que foram aprovados naquela casa legislativa. Ao final de seu discurso desejou feliz ano novo a todos e disse esperar um ano melhor em 2016 para o município.

O vereador Raimundo Honorato de Moura (Mundinho) do PSB, também usou a tribuna para falar de seus requerimentos apresentados na câmara ao longo do ano, bem como solicitar o prefeito Ricardo que em 2016 o mesmo tenha uma relação melhor com os representantes do legislativo santanense, pois segundo o parlamentar, o ano que passou foi marcado por uma crise muito grande, mais que espera agora nesse ano que as coisas se normalizem em termos econômicos no país, e consequentemente no município de Santana.

Quem também fez uso da tribuna foi o vereador Francisco Joaquim de Carvalho (Francisquinho) do PSD, que aproveitou a sessão para falar um pouco de seus trabalhos durante o ano de 2015, bem como cobrar uma presença maior do prefeito Ricardo na execução dos pedidos através dos requerimentos aprovados nas sessões. Francisquinho também falou das crises financeiras que passa os municípios e também da violência que estar cada vez mais crescente no país, em especial na região de Santana do Piauí. “Esperamos que 2016 seja um ano diferente para todos nós com muita esperança e muitas realizações”, disse ele.

O vereador Chico Borges também falou sobre o ano de 2015 como presidente da câmara e disse que apesar das dificuldades, pode considerar que o ano foi positivo mesmo com essa crise financeira instalada no Brasil. O presidente disse ainda que os vereadores honram com seus compromissos durante o ano que se passou, e que espera o mesmo comprometimento nesse ano que se inicia.

Chico Borges disse ainda que 2015 deixou muitas lições na área administrativa em termo geral, pois os gestores que não tiveram pulso para administrar seus municípios pagaram um preço alto, e que termina servindo de liça para 2016. No final deixou uma mensagem de ano novo para toda a população santanense.

Antes de finalizar a sessão o presidente Chico Borges cedeu um espaço para o prefeito Ricardo que fez um balanço da sua administração durante o ano de 2015. Segundo o gestor, foi um ano difícil em termos financeiros, pois teve que se adequar muitas coisas, e outros foram adiados, mais que espera que 2016 seja um ano diferente, e um sinal disse é que muitos projetos que estavam parados do governo do Estado vai voltar a funcionar agora no início de janeiros, dentre eles a conclusão de algumas obras que ficaram parados por todo ano passado.

Outra novidade apresentado pelo prefeito foi a saída da Agespisa de Santana e quem vai assumir agora será o “Instituto da Águas”, antes porém, haverá uma audiência pública na câmara para debater o assunto, e depois os vereadores irão votar o projeto para saber se adotam ou não esse novo sistema. “O que não pode ficar é como estar, pois depois que a Agespisa assumiu o sistema de abastecimento de água em Santana só piorou, não foi feito nenhum investimento, por isso vamos mudar, se a câmara assim entender”, disse o prefeito Ricardo.

Como não tinha nenhum requerimento e nenhum projeto a ser votado, a sessão terminou acontecendo de maneira mais rápida, e no final foi servido um coquetel para todos os presentes na câmara. Por motivos de viagens os vereadores Massuel Rodrigues de Almeida (PT), e Francisco João de Brito (PSB), não puderam comparecer a sessão de encerramento do ano legislativo.

Facebook