Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos dá posse aos novos conselheiros tutelares

Após a abertura da solenidade de posse o prefeito Walmir declarou todos empossados, e em seguida os mesmos assinaram o termo de posse embora a efetivação dos mesmos só ocorrerão após a publicação no Diário Oficial dos ...

10/01/2016 | Edivan Araujo
/

Os cinco novos conselheiros tutelares de Picos tomaram posse na manhã deste domingo, (10) de janeiro. A solenidade foi realizada às dez horas, no plenário da Câmara de Vereadores, onde compareceram além dos novos conselheiros, diversas autoridades dentre elas, o prefeito de Picos Padre Walmir Lima (PT), o ex-prefeito de Picos José Neri de Sousa (PTB), os vereadores Wellington Dantas (PT), Valdivia Santos (PSB), os vereadores Irmão Zé Luis (PSB), Antônio Afonso (SDD), os secretários municipais Silvaldo, José Venâncio, Maria Santana e a presidente do Conselho do direito da Criança e do Adolescente Luisa Cunha.

Após a abertura da solenidade de posse o prefeito Walmir declarou todos empossados, e em seguida os mesmos assinaram o termo de posse embora a efetivação dos mesmos só ocorrerão após a publicação no Diário Oficial dos Municípios a partir desta segunda-feira (11), e em seguida os novos membros do conselho poderão escolher seu novo presidente.

Os conselheiros eleitos e empossados foram Valtânia Maria de Moura, Evangelina Joana Moura da Cruz, a Vanja, Pamela Santos Bezerra, Raimundo Nonato dos Santos Oliveira, e José Ricardo Veloso.

O mandato é de quatro anos. Na suplência ficaram Maria do Amparo Bezerra, a Nina, Maria da Conceição Silva Santana, Maria Marina Santos Araújo, Antônio Manoel de Sousa, e Saara Raquel Rocha Gomes.

Os conselheiros tutelares devem cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e não ter outro vínculo empregatício, pois, ao contrário de outros conselhos como de Educação e Saúde, a função é remunerada. O salário dos conselheiros é pago pelo município.

Para Padre Walmir o trabalho será árduo, mais a dedicação que cada um tiver para exercer sua função é que fará a diferença. Na oportunidade ele citou a conselheira Valtânia como referência na sua recondução dizendo que o trabalho que a mesma exerceu no conselho a reconduziu novamente, e que este exemplo possa servir para os demais membros ao logo desse período que ambos trabalhar.

“Esperamos que os novos empossados no cargo de conselheiro possam desempenhar um trabalho para o qual foram eleitos, esquecendo com isso a partir de agora o apadrinhamento por parte de quem os apoiaram, pois hoje eles assumem um novo compromisso com a sociedade picoense, principalmente na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse o prefeito.

Facebook