Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Santana do PI abre trabalhos legislativos de 2016

A mensagem do executivo municipal foi lida pelo vereador líder do governo municipal Antônio Joaquim Leal do PMDB. Por motivo de saúde o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) não pôde comparecer a sessão.

15/02/2016 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí abriu na noite da última sexta-feira (12), os trabalhos legislativos de 2016. A Câmara Municipal estava de recesso desde o final de dezembro de 2015. A abertura dos trabalhos foi presidido pelo vereador e presidente da casa Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB.

Participaram da primeira sessão no ano o presidente da casa, Chico Borges - PSB, o vice-presidente, Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, Ieda Maria Leal (Ieda) PSB, Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília) PMDB, João Chico (PSB) e Raimundo Honorato de Moura (PSB).

Os vereadores Massuel Almeida (PT), Francinauva de Carvalho Brito Leal (Nauva) do PSB. Já o 1º secretário da mesa diretora da câmara, vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) PR, está de licença médica para tratamento de saúde.

Na primeira sessão do ano legislativo é de costume o chefe do executivo municipal ir a sessão ou mandar seu assessor ler a mensagem para o ano que se inicia, mais dessa vez, a mesma foi lida pelo vereador da bancada situacionista na casa, Antônio de Hercília, pois segundo o parlamentar, o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), não pôde comparecer a sessão, por que estaria com problemas de saúde, por isso não teve como ir pessoalmente ao poder legislativo.

Antônio de Hercília (PMDB)

Na mensagem lida o prefeito mostra sua preocupação com a atual situação financeira do município, mais que espera dias melhores, o mesmo ainda aponta para algumas parcerias que seriam feitas nesse ano de 2016 com o governo federal e o governo estadual, bem como manter um bom relacionamento com a câmara municipal e com seus representantes. Ainda na mensagem, Ricardo conclamou a todos a continuar trabalhando pelo município mesmo em meio à grande crise econômica.

O gestor municipal finalizou informando do mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, em andamento no município, e agradecendo à câmara municipal pelas constantes parcerias com o Executivo.

No final da leitura da mensagem, Antônio de Hercília lembrou à comunidade estudantil e a os pais de alunos, o início do ano letivo nas escolas da rede pública municipal de ensino previsto para quarta-feira (17/02). O parlamentar também aproveitou o momento para informar que nesta segunda-feira (15/02), a perfuração do poço tubular da Chapada do Barro, zona rural santanense, será retomada.

Chico Borges (PSB)

Em seu primeiro discurso no plenário da câmara, Chico Borges, lamentando as ausências de alguns vereadores e do gestor municipal. “Não sei se posso classificar de desinteresse, mas embora as faltas tenham sido justificadas, esperava-se mais empenho”. Lamentou o presidente da casa.

Chico Borges elogiou a organização do carnaval santanense em 2016, promovido pelos blocos particulares no município, ao tempo em que parabenizou a todos os organizadores da festa de momo. Em tom de indignação, o vereador lamentou o fato do município está à quase seis meses sem ambulância, e ao mesmo tempo cobrou explicação do município sobre o caso.

“O que agente quer é uma resposta concreta do município sobre o que está acontecendo com as duas ambulâncias da cidade para repassarmos  ao povo, pois pelo fato da proximidade do vereador com a população sempre somos cobrados neste sentido”. Cobrou o presidente.

Chico Borges aproveito a oportunidade para falar aos demais vereadores, da receita COSIPI que é uma taxa de iluminação cobrada pela prefeitura que é incidente na conta de energia elétrica dos consumidores da ELETROBRAS no município. De acordo com ele, esse desconto deveria entrar na conta do município mensalmente e posteriormente constar no repasse do município para a câmara, o que não aconteceu, afirmou ele.

Sobre a dívida do município para com a ELETROBRAS, Chico Borges informou que só de 2015 o débito era de R$ 140. 971,00, sem levar em consideração os anos anteriores.

“Não estou dizendo aqui que tudo isso é culpa da administração atual, mas o atual gestor já deveria ter tomado providências a respeito desde que assumiu em 2013”. Reiterou Chico Borges.

Francisquinho (PSD)

Francisquinho também lamentou a ausência da ambulância no município, ele disse que na sexta-feira (12/02), esteve em Picos na oficina onde a ambulância se encontra em reparo e disse que ao chegar lá, se deparou com o veículo ainda desmontado.

“O município me informou que a ambulância iria sair do conserto em breve, quando cheguei à oficina encontrei o carro ainda desmontado”. Lamentou Francisquinho.

O vice-presidente da casa também lamentou a não conservação das principais ruas e avenidas da cidade, em especial a Rua 21 de Abril, onde fica localizada a sede do Poder Legislativo municipal e a Av. São João, principal via de acesso ao centro da cidade.

“Isso é um absurdo, com um pouco de cimento e areia dá para tapar os buracos e colar as pedras de calçamento”. Ironizou o parlamentar.

Fonte:Santanahoje

Texto complementar: Ascom

Facebook