Matéria / Cidades

Santo Antônio de Lisboa é comtemplado com mudas de Caju

Sementes estão sendo distribuidas para os agricultores do município...

19/02/2016 | Edivan Araujo
/

O município de Santo Antônio de Lisboa foi contemplado com várias mudas de caju para seus produtores. A entrega de 8 mil unidades foi realizada no último domingo no pátio da Prefeitura Municipal pelo Secretário Municipal de Agricultura, Antônio Aurino Nunes Guimarães, pelo prefeito do município, Francisco de Assis Rocha Cipriano e assessores.

Segundo Aurino, essas sementes são de grande importância tendo em vista 90% da população é de agricultores e suas terras são propicia para o plantio do caju. Com o apoio do prefeito Assis Cipriano, nós da Secretaria de Agricultura conseguimos as sementes uma parte com o governo do estado e a outra através de ememenda parlamente do Deputado Estadual Severo Eulálio.

Com estas que acaba de chegar já somamos 16 mil mudas distribuídas. Essas mudas estão chegando bem na hora em que a terra esta bem molhada e propicia para o plantio. O prefeito Assis Cipriano e sua equipe não esta medindo esforços em fazer o transporte dessas mudas de caju para que os agricultores façam o replantio de suas plantações. “Recentemente distribuímos 800 kg de feijão doados pelo governo do estado e a nossa administração esta sempre presente na vida dos agricultores seja dando incentivos para a plantação de alho nas margens do rio Riachão, seja na área de hortifrutigranjeiro, sempre buscando formas para que a população do município tenham dias melhores” – Afirmou Assis. Assis informou ainda que está estruturando nos próximos dias a alugando a uma casa e mobiliando-a para a sede da Secretaria de Agricultura que servirá de referencia onde os agricultores serão recebidos com informações, cursos agendamento de cadastros e assessoria técnica de agrônomos, veterinários e outros.

Segundo Aurino, Santo Antônio de Lisboa está numa situação preocupante, pois a seca dos últimos 4 anos destruiu mais de 70% dos plantios de caju e a economia local girava em todo da cajucultura, com isso os cajucultores sofreram muito com a falta dessa renda que eles tinham com a safra do caju. “Se a nós não tivéssemos nenhuma ação governamental como esta para recuperarmos esses pomares a tendência é a evasão de várias indústrias de pequenos e grande porte que estão instaladas no município, pois essas industrias estão sem produzir por que falta a matéria prima que é o caju.

Essas indústrias estão trazendo o caju de outros estados como o Ceará, Rio Grande do Norte e da Bahia para continuarem produzindo mas isso não será por muitos anos, nós governantes temos que incentivar o replantio dos pomares para que os nossos produtores voltem a fornecer a matéria prima suficiente para nossas indústrias” – frisou Aurino. Segundo ainda Aurino muitas dessas indústrias já estão instaladas suas filiais no Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, se a falta do caju permanecer elas irão fechar suas fábricas e se mudarem para esses estados.

Prefeito Assis Cipriano fala sobre a distribuição de mudas de cajú

“A importância desse incentivo proporciona esperança de dias melhores para os produtores para que eles voltem a sonhar com uma feira do domingo como era no passado a qual parecia com a feira de Picos onde circulava bastante dinheiro no comercio. Como Secretário de Agricultura estou muito satisfeito com a aquisição dessas mudas de caju e tenho o maior prazer em participar da entrega dessas mudas e ver o brilho nos olhos dos nossos agricultores e a renovação da esperança de dias melhores” – Finalizou Aurino Guimarães.

Vereador Chico Silva participa da distribuição das mudas de cajú

Facebook