O serviço de inteligência da gerência da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, conseguiu abortar duas tentativas de fuga no final da tarde dessa quarta-feira (17) na unidade.
No pavilhão C, os presos serraram grades da cela 17, para tentar fugir. Já no pavilhão B, um buraco estava sendo cavado na cela 8 e foi descoberto. Cerca de 15 presos estavam envolvidos na tentativa de fuga.
"Tentativa de fuga abortada é ponto para o sistema. Estamos fazendo de tudo para garantir que o preso fique preso e cumpra sua pena. Graças ao trabalho da gerência e dos agentes penitenciários, conseguimos abortar a ação", afirma Fábio Keyller, gerente da Guido.
Do final de semana para cá, quatro tentativas de fugas foram evitadas nas penitenciárias Irmão Guido e de Esperantina e na Casa de Custódia de Teresina.
De acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, a intensificação das operações de vistoria nas unidades prisionais tem evitado maiores transtornos no sistema penitenciário.
O Piauí tem cerca de 4 mil pessoas presas em 15 unidades penais. "Mesmo diante da realidade massiva de presos, conseguimos fazer com que a grande maioria dos presos fique presa. Tentativas de fuga são constantes, mas, no universo de superlotação, estamos conseguindo evitar maiores transtornos", destaca o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.
Fonte:180graus