Matéria / Geral

Piauí reduz em 68% os casos de dengue, segundo Secretaria de Saúde

De acordo com boletim, em 2016 a notificação dos casos foi realizada por 91 municípios piauienses, o que aponta uma redução de 9% em relação ao ano passado.

31/03/2016 | Edivan Araujo
/

Um homem foi morto a facadas na noite quarta-feira (30) em praça pública na cidade de Campo Maior. Os acusados são dois irmão, cunhados da vítima. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por um acerto de contas e pela disputa do controle do tráfico de drogas no bairro em que moram.

De acordo com informações do Major Etevaldo, Comandante do BPM da cidade, os acusados, identificados como Marcílio e Marcelo, e a vítima, Eduardo Marcelo de Almeida, de 43 anos, são conhecidos da polícia. “Os dois irmãos já têm passagens pela polícia por roubo e furto. A vítima também já foi preso e o filho dele está preso, em Teresina, acusado do homicídio de um jovem no ano passado. A família inteira é envolvida com o crime”, explicou o Major.

No último sábado (26) a polícia foi acionada após a denúncia de que os cunhados e a vítima estavam brigando na rua da residência deles. Mas, segundo o Major Etevaldo, os homens não foram localizados quando os policiais chegaram ao local.A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um novo levantamento apontando que o Piauí notificou 706 casos de dengue este ano, até o momento, número que representa uma redução de 68,3% em relação ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 2.224 casos.
Os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Sesapi.

De acordo com o boletim, em 2016 a notificação dos casos foi realizada por 91 municípios piauienses, o que aponta uma redução de 9% também em relação ao ano passado.

Apesar da significativa redução dos casos notificados, Estado, municípios e a sociedade em geral devem continuar em alerta para evitar a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Algumas medidas podem ajudar a combater o mosquito, como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Microcefalia tem 64 confirmados

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 148 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, quarenta e sete continuam em investigação, 64 já foram confirmados e 37 descartados.

Números da zika, chikungunya e guillan-barré

O Piauí notificou oito casos suspeitos de zika e 13 de chikungunya, mas, até o momento, nenhum deles foi confirmado. Quanto a da Síndrome de Guillan-Barré, já são três casos notificados.

Fonte:Da Redação

Facebook