Matéria / Geral

Vacinação contra H1N1 é antecipada em Teresina e campanha começa nesta semana

Apenas Teresina e alguns outras cidades do Estado receberão as doses que devem estar disponíveis ao público ainda nesta semana.

11/04/2016 | Edivan Araujo
/

O Piauí é um dos estados a antecipar a campanha de vacinação contra o H1N1. Em entrevista ao Notícia da Manhã, a gerente de vigilância da Sesapi, Miriane Araújo, informou que, neste momento, apenas Teresina e alguns outras cidades do Estado receberão as doses que devem estar disponíveis ao público ainda nesta semana. 

A campanha nacional estava prevista para começar apenas em 30 de abril, mas o Piauí, outros sete estados e também o Distrito Federal estão antecipando o início da vacinação. Somente no mês de março, o H1N1 já matou 71 pessoas em todo o país, segundo o Governo Federal. No Piauí, o vírus pode ter matado quatro pessoas. As mortes estão sendo investigadas, além de outros 20 notificações da doença. 

"O Piauí recebeu 24% do total de doses, cerca de 190 mil vacinas, que serão distribuídas de acordo com critérios epidemiológicos. Entre os dias 18 a 22, a Sesapi espera receber o restante das doses para que sejam repassadas para todas as cidades do Estado. Teresina vai começar a imunizar nessa semana; outros municípios que já receberam os imunizantes, também podem antecipar a campanha", disse.

A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Entre os principais sintomas da doença estão febre alta, dor muscular e de garganta, tosse seca. "As pessoas com esses sintomas devem procurar imediatamente o médico para diagnóstico precoce e tratamento rápido", reitera. 

Fonte: Cidade Verde

Facebook