Matéria / Geral

93,7% das prefeituras cobram algum tipo de taxa dos moradores

Apenas 61,7% das cidades brasileiras, oferecem algum tipo de incentivo fiscal.

22/04/2016 | Edivan Araujo
/

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) identificou através da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2015 (Perfil dos Municípios), que 93,7% das prefeituras do país cobram algum tipo de taxa dos moradores. A taxa de iluminação pública e da coleta de lixo, com 78,3% e 52,2%, respectivamente, são as principais taxas cobradas por prefeituras.

Ainda de acordo com os dados, apenas 61,7% das cidades brasileiras, oferecem algum tipo de incentivo fiscal para atrair indústrias e incentivar empreendimentos. O isenção Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) é a principal forma dos municípios brasileiros atraírem empresas. 39,5% dos municípios oferecem isenção, e 34,3% reduzem a cota do imposto.

Um outro fato que chama a atenção é a contratação de assessorias e de empresas para execução direta de serviços públicos. 85,8% dos municípios brasileiros contratam serviços de assessoria, sendo as contábeis e financeiras as mais frequentes. Quanto a terceirização da execução direta de serviços, a coleta de lixo hospitalar é terceirizada em 76,1% dos municípios, lixo domiciliar em 53,6%, manutenção da iluminação pública em 44,3% e limpeza urbana em 42,1%.

Em todo o país, são 6,5 milhões de brasileiros que trabalham para a administração direta ou indireta no país. O número é 37% maior que o registrado em 2005, sendo que na administração direta, os empregados representam 95% do total e 5% na administração indireta.

Fonte:Jornal O DIA

Facebook