Matéria / Geral

Piauí ganha duas unidades para tratamento de câncer

Os dois serviços de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) serão implantados simultaneamente na próxima segunda, dia 2.

28/04/2016 | Edivan Araujo
/

O combate ao câncer ganha mais um importante reforço: a implantação do serviço de oncologia no Hospital Universitário (HU), em Teresina, e outra unidade em Parnaíba. Os dois serviços de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) serão implantados simultaneamente na próxima segunda, dia 2.

A expansão dos serviços oncológicos é uma reivindicação antiga dos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS), tanto do Piauí como dos estados circunvizinhos, que buscam tratamento seja de cirurgias, como de quimioterapia ou radioterapia. Com a ampliação das ofertas, mais de um milhão de usuários serão beneficiados, contemplando os territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea, e mais 27 municípios do Maranhão.

O secretário Francisco Costa reforça a importância da ampliação desses serviços, uma vez que, mais próximo da residência do paciente, o tratamento torna-se menos doloroso e com mais qualidade de vida, tanto aos pacientes, como aos familiares. “É o que buscamos: qualidade de vida aos pacientes que são acometidos pelo câncer. Estamos satisfeitos em iniciar o tratamento nessas unidades, ampliando o acesso da população, através das Secretarias Municipais de Saúde e Central Municipal de Regulação. Assim, os municípios deverão fazer a devida marcação da consulta para um centro de referência em oncologia”, disse.

Para otimizar a oferta de serviços em Teresina, Costa articulou, junto ao ministro Marcelo Castro, um aporte financeiro de R$12 milhões anuais só para o atendimento em oncologia. “Isso dá condições para que o município de Teresina possa pagar por mais procedimentos à rede credenciada, otimizando e ampliando a oferta de serviços”, destacou.

Em Parnaíba, o serviço terá capacidade de atender mensalmente 500 consultas especializadas de oncologia, 640 exames de ultrassonografia, 660 endoscopia, 240 colonoscopia e 200 exames de anatomias patológicas. A projeção de atendimento anual é de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia.

A luta para implantar o tratamento oncológico na cidade de Parnaíba vem desde 2012, encabeçada pelo deputado federal Assis Carvalho(PT/PI) que, por diversas vezes, esteve com os ministros Alexandre Padilha (ministro até 2012) e Arthur Chioro (ministro até 2015), juntamente com o prefeito Florentino Neto. A expansão dos serviços oncológicos teve ainda o engajamento do secretário Francisco Costa e do ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Fonte:Cidade Verde

Facebook