Matéria / Geral

Prazo para tirar título de eleitor para eleições vence nesta quarta-feira (4)

Interessados devem comparecer ao cartório mais perto de sua residência

04/05/2016 | Edivan Araujo
/

Os eleitores que precisam regularizar o título ou alterar o local de votação têm até o final da tarde desta quarta-feira para procurar um cartório eleitoral. Em Porto Alegre, a Central de Atendimento ao Eleitor, na avenida Padre Cacique, funciona das 9h às 19h. Em razão da grande procura, quem chegar à fila dentro do horário poderá receber senhas para atendimento nos próximos dias.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não há possibilidade de extensão do prazo para regularização do documento. A expectativa é de que cerca de 1,6 mil pessoas sejam recebidas nesta quarta-feira na Capital.

Devem procurar as centrais do TRE aqueles que buscam fazer o primeiro título, transferir o local ou município de votação ou, ainda, os que têm pendências com a Justiça eleitoral. Quem deixou de votar e não justificou a ausência em três ou mais eleições só poderá voltar às urnas após a regularização.

O prazo também se esgota nesta quarta-feira para os eleitores de cidades que já exigem o cadastro biométrico — caso de 326 municípios do interior gaúcho. Porto Alegre só deve utilizar o novo procedimento a partir de 2020. Já quem perdeu o título de eleitor não precisa procurar um cartório com urgência, pois será permitido votar usando qualquer documento com foto.

Até hoje, os Cartórios Eleitorais de Teresina e do interior do Estado funcionam das 7h às 19h. Para fazer a inscrição eleitoral o futuro eleitor deverá levar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, identidades profissionais, certidões de nascimento e casamento, etc.;

- Comprovante de residência emitido há menos de três meses (contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, etc);

- Comprovante de quitação com o serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

Fonte: Com informações do Correio do Povo

Facebook