Matéria / Geral

Chefe do Estado Islâmico no Iraque é morto em bombardeio

Abu Wahib atuava como uma autoridade militar do grupo terrorista na província de Anbar

10/05/2016 | Edivan Araujo
/

Um dos comandantes mais importantes do Estado Islâmico (EI) no Iraque foi morto em ataque aéreo americano na semana passada, disse um porta-voz do Pentágono nesta segunda-feira. Abu Wahib era principal autoridade militar do grupo terrorista na província de Anbar.

Segundo Peter Cook, porta-voz do Pentágono, o ataque foi contra um veículo que transportava o extremista, também conhecido como Shakir Wahib, e outros três integrantes do EI, perto da cidade de Rutba.
De acordo com Cook, a morte de Wahib deve limitar a capacidade do EI de conduzir operações na província ocidental, devido ao papel essencial do terrorista no planejamento militar em Anbar. "É perigoso ser um chefe do grupo no Iraque e na Síria atualmente, e por uma boa razão", afirmou o porta-voz. O Estado Islâmico tomou grandes áreas da província de Anbar em 2014, mas as forças de segurança iraquianas têm reconquistado algumas cidades desde o ano passado, incluindo Ramadi e Hit.

De acordo com a rede BBC, Wahib foi declarado morto falsamente em diversas ocasiões no passado. O terrorista tinha cerca de 30 anos e era programador de computadores. Obsessivo com a própria imagem, ganhou notoriedade com uma série de vídeos feitos por ele mesmo em que promovia sua aptidão para o combate e a reputação de implacável.

O extremista também já havia aparecido em vídeos de execução do Estado Islâmico e foi membro da Al Qaeda no Iraque, afirmou Cook.
Segundo o jornal The Washington Post, o terrorista foi capturado por forças dos Estados Unidos quando ainda era membro da Al Qaeda nos anos 2000 e sentenciado à morte. Transferido para uma prisão iraquiana em 2011, Wahib conseguiu fugir logo depois. No ano seguinte, chamou atenção por matar um grupo de caminhoneiros sírios que viajavam pelo Iraque.

Fonte:Com informações da Veja

Facebook