Matéria / Cidades

Atraso de salário dos servidres foi apauta principal da sessão da câmara de Santana do Piauí

Os vereadores não pouparam críticas a atual gestão de Santana do Piauí

14/05/2016 | Edivan Araujo
/

A sessão realizada na câmara Municipal de Santana do Piauí na noite desta sexta-feira (13), teve como debate na tribuna daquela casa a atual gestão do prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), principalmente no que se refere aos pagamentos dos servidores públicos municipais.

O primeiro a usar a tribuna foi o presidente do poder legislativo vereador Chico Borges (PTB), que disse ter ficado bastante chateado quando tomou conhecimento de que o atraso do pagamento dos servidores foi devido a uma exigência da câmara municipal, o que não foi verdade.

Segundo disse Chico Borges, o prefeito em reunião com algumas pessoas em sua casa teria dito que não iria pagar os salários dos servidores municipais por que a câmara tinha se manifestado ao contrário. Nesse sentido o presidente esclareceu que a câmara não faz qualquer tipo de pagamento a servidor público a não ser o que são referente a própria casa, e que o prefeito foi descortês com o poder legislativo atribuindo responsabilidades a outros quando na verdade são suas.

Chico Borges disse ainda, que o único contato que teve com o chefe do poder executivo foi no dia (20) do mês de abril, quando ele lhe telefonou para dizer que não poderia repassar o duodécimo devido a conta da prefeitura ter ficado zerada, e com isso só poderia repassar a parte da câmara posteriormente, que na verdade é uma obrigação que estar em lei, que o poder executivo tem que repassar a verdade até o dia 20 de cada mês, então não procede a fala do prefeito, disse.

Vereador Chico Borges (PTB)

O presidente disse ainda que esse tipo de atitude não ajuda em nada na gestão pública, e espera que isso não aconteça mais, atribuir a responsabilidade a câmara de um ato que é do poder executivo municipal, disse Chico Borges. José Vicente Leal

O vereador Francisco Joaquim de Carvalho (Francisquinho) do PP, falou sobre a morte do ex-vereador de Santana (Zé de Alto), que faleceu recentemente. O parlamentar disse ainda que reforça a fala do presidente da câmara vereador Chico Borges, sobre a questão no atraso de pagamento por parte da prefeitura onde tomou conhecimento que o prefeito teria responsabilizado a câmara por isso, o que não era verdade.

Vereador Francisquinho (PP)

O edil disse que falou pessoalmente com o prefeito sobre isso e que sugeriu que pagasse logo principalmente os garis que são os que precisam mais, e que recomendou ao prefeito que conversasse mais com os servidores para que a administração ficasse mais transparente.

Francisquinho disse ainda que estar muito preocupado com a conservação do cemitério local, pois além do mato que tomou de conta, hoje não existe uma preocupação da gestão pública com o local, uma vez que já tomou conhecimento da depredação e furtos de objetos em alguns túmulos, o que é inaceitável.

Já o vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB) começou sua fala se solidarizando com os familiares do ex-vereador Zé de Alta que faleceu recentemente. O vereador falou também sobre o dia (18) de maio que é a data que ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem nos dias de hoje.

Vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB)

Sobre os atrasos de salários o parlamentar disse que é muito triste quando ver isso acontecer, mais que sobre os boatos de que o prefeito teria feito referência a câmara atribuindo a responsabilidade, só tomou conhecimento no dia da sessão, e atribui isso a processo eleitoral que estar aflorando em Santana do Piauí, mais espera que atos como esse não ocorram mais, embora reconheça que atual situação financeira do município é muito delicada.

Quem também fez uso da palavra na tribuna foi a vereadora Francinauva Leal (PSB), que destacou o aniversário do município ocorrido no dia (29) do mês de abril passado em um evento muito bonito e bem organizado em toda sua programação, apesar da atual situação econômica que passa o país, e com especialidade o município de Santana.

Vereadora Francinauva (PSB)

A vereadora disse também que sobre os salários atrasados dos servidores é muito triste isso, até por que a mesma também é professora e sabe o que é chegar o final do mês e não receber seu pagamento que trabalhou durante o mês todo, e no final ter que aguardar para receber mais na frente.

Sobre o cemitério local, a mesma disse que já apresentou um requerimento sobre o assunto pedindo ao prefeito que tome as devidas providências, inclusive colocando um vigia, mais que até agora nada foi resolvido, e o que é pior, os vândalos estão quebrando e saqueando objetos e túmulos causando revolta nas família que tem ente queridos lá, disse a parlamentar.

Facebook