Matéria / Politica

Piauí tem 206 nomes na lista de inelegíveis do TCU

O objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas pelo TCU devido a irregularidades insanáveis

10/06/2016 | Edivan Araujo
/

O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, entregou na última quinta-feira (09), a lista de gestores e ex-gestores com contas julgadas irregulares ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes. Na lista, 206 piauienses estão com alguma irregularidade e por isso estão inelegíveis. Os envolvidos podem ser punidos com até oito anos de proibição a concorrer a cargos eletivos, como prevê a Lei da Ficha Limpa.
O objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas pelo TCU devido a irregularidades insanáveis. Caberá à Justiça Eleitoral, com base em critérios definidos em lei, declarar a inelegibilidade de tais pessoas, se assim entender cabível. 

O documento serve ainda de base à Justiça eleitoral, aos partidos políticos ou coligações partidárias e também ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para impugnar registro de candidatura nas próximas eleições. 

Estão nessa lista gestores e ex-gestores cujas contas eleitorais foram julgadas irregulares desde 02/10/2008 a 02/10/2016. Dentre os piauienses que aparecerem na lista estão o ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, o ex- deputado estadual, Roncalli Paulo, ex- prefeito  Auricelio Ribeiro, do município  de Anísio de Abreu, dentre outros que possuem irregularidades.

Confira a lista completa

Fonte:Portal Az

Facebook