Matéria / Politica

Empresário Júnior Nobre fala sobre a disputa para prefeito de Picos

O empresário em entrevis para o portal AgoraED fala o que pensa da disputa.

11/06/2016 | Edivan Araujo
/

O pré-candidato a prefeito de Picos empresário Júnior Nobre em entrevista dessa semana fala sobre a disputa pela prefeitura e faz algumas ponderações. 

Veja a entrevista com perguntas e respostas.

AgoraED: A cidade de Picos possui esse ano alguns nomes fortes na corrida pela Prefeitura Municipal de Picos. O que lhe motiva a ser um desses pré candidatos?
Júnior Nobre- Por acreditar nos picoenses e na potencialidade da nossa cidade, precariamente administrada nos últimos anos. Quero viver em uma Picos que não tenha medo de crescer, onde a política interfira de forma positiva na vida do cidadão. Vejo que os administradores públicos têm a função de servir ao bem comum da população e os últimos não tiveram o cuidado necessário para com isso.


AgoraED: O senhor vem afirmando ao longo dos últimos meses que Picos não está acompanhando o desenvolvimento de outras cidades polo, como Araripina e Taua, por exemplo. A que se deve essa afirmação?

Júnior Nobre: Se deve à quantidade de investimentos recebidos por esses municípios nos últimos 12 anos, mesmo período dos nossos mandatos anteriores juntamente com o atual. Por exemplo, em Tauá-CE o Samu tem cinco ambulâncias, há IML, 02 CAPS, UPAs, 01 policlínica com 14 especialidades médicas, 01 laboratório, 01 CEO com 06 especialidades,várias praças  etc. Em Oeiras-PI há o mercado produtor, o artesanato local é forte, as praças  são bonitas, existe um cine-teatro e agora ganhou na área de saúde o centro de oncologia. O cuidado com a infraestrutura tem importante impacto na redução da pobreza e na qualidade de vida da população de menor renda, criando uma atmosfera favorável a grandes investimentos. Há um efeito direto de aumento na oferta de empregos e salários quando a economia cresce e se torna mais eficiente e competitiva. E há também um aumento significativo no valor de mercado do patrimônio da população pobre quando a sua residência passa a ser servida por rede de esgoto, calçamento, água e telefone. Então, Picos não suporta mais gestores de pensamento pequeno e retrógrado. Nós precisamos de gestores modernos, que estejam cercados de profissionais capacitados e competentes, capazes de tirar nossa cidade da UTI, na qual foi colocada, pelos últimos gestores, ao longo desses vinte anos.

AgoraED: Quais pecados o senhor considera que as administrações do município vem cometendo ao longo dos anos para que a cidade esteja sofrendo essa defasagem?

Júnior Nobre: Notamos que a forma de gerenciar nossa cidade tem sido equivocada. Faltaram planejamento e foco na administração, fazendo muita política e pouca gestão. A prefeitura de Picos não suporta três eleições a cada 4 anos. O prefeito, para eleger seu Deputado Estadual, perde o foco da administração, tendo que abrir concessões que irão inviabilizar a gestão. Agora, por exemplo, o atual prefeito fere a Lei de Responsabilidade Fiscal colocando gente demais na folha de pagamento, sem necessidade. Isso é política. Ninguém pensa em administrar, apenas em continuar no poder!? Temos que agir com responsabilidade.

AgoraED: Quais propostas o senhor considera viáveis para mudar esse panorama?

Júnior Nobre: Em primeiro lugar é preciso respeito com a população. Isso acontece no momento em que o gestor aplica os recursos do município com planejamento, transparência e responsabilidade.
Em segundo lugar é necessário cercar-se de pessoas qualificadas e comprometidas com a cidade.
Em seguida, fazer parcerias com a iniciativa privada e com os governos estadual e federal; criar um orçamento participativo onde cada povoado e bairro da cidade receberá uma ação da prefeitura por ano, dentro das suas prioridades; descentralizar a prefeitura com a criação de subprefeituras; otimizar recursos com planejamento; instituir concursos públicos; e por último, dedicar-se exclusivamente ao município e não a outras eleições. 

AgoraED: Seus dois principais adversários estão seguindo uma linha mais agressiva nas redes sociais. Qual será o tom dessa campanha, na sua opinião?

Júnior Nobre: Se depender de mim será de debates e de propostas. Iremos ouvir todos os segmentos da sociedade para podermos construir um programa de governo participativo e executável e que esteja  a altura das necessidades de Picos.

AgoraED: Quais partidos estão marchando no bloco do PSC picoense para as eleições e outubro?

Júnior Nobre: O PV, o PHS e estamos conversando com outros partidos.Temos outros que pediram reservas, no momento certo vamos divulgar.

AgoraED: Já existe um nome cotado para compor a chapa junto com o senhor?

Júnior Nobre: Ainda não. Isso provavelmente só será definido bem próximo às convenções. Porém, dentro dos  partidos com os quais estamos conversando, tem bons nomes para compor conosco.
Gostaria de pedir aos leitores que analisassem a vida e as propostas de cada candidato. Nunca é demais repetir: "voto não tem preço, tem consequência.

Facebook