Os parlamentares realizaram nesta sexta-feira (10/06), a primeira seção ordinária da Câmara Municipal de Santana do Piauí. Os debates na casa legislativa começaram às 19h, como de costume, e contou com a presença de quase todos os vereadores, só Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) PR, não compareceu por ainda está de atestado médico.
Confira os discursos dos parlamentares
Nauva (PSB)
A vereadora Francinauva de Carvalho Leal (Nauva) PSB, foi a primeira a usar a tribuna da câmara e começou sua fala pedindo um minuto de silêncio pelo falecimento prematuro de Joseane Hipólito, a santanense foi a óbito semana passada em Brasília (DF). Para a parlamentar, Joseane foi mãe zelosa e fez grandes amizades em Santana. “O falecimento de Joseane pegou a todos nós de surpresa”. Lamentou Nauva.
A vereadora falou do festejo de São Pedro, Padroeiro da cidade, e convidou a todos para participar. “A peregrinação do Santo Padroeiro pelas casas das famílias já começou”. Anunciou Nauva.
Nauva falou da situação caótica de algumas ruas da cidade. De acordo com ela várias ruas estão esburacadas e às escuras prejudicando o trafego de pessoas e veículos. “Tenho presenciado a precariedade dos calçamentos e a falta de iluminação pública em algumas ruas, como também ouvido a insatisfação do povo nesse sentido. Na Av. Espirito Santo, uma das principais avenidas da cidade, há um buraco enorme onde até já teve gente que caiu lá”. Disse Nauva em tom de insatisfação.
Francisquinho (PP)
Francisco José de Carvalho (Francisquinho) PP, justificou sua ausência na seção anterior, alegando motivo superior, e endossou as palavras da colega de parlamento, Francinauva Leal, no tocante à precariedade da pavimentação poliédrica e iluminação pública de algumas ruas da cidade. “Estamos aqui para trazermos as reivindicações do povo para o debate”. Enfatizou o vice-presidente da casa legislativa.
E ainda falando em precariedade de vias públicas, francisquinho lamentou a situação de abandono em que se encontra a ladeira que liga a sede do município a Serra do Tanque. “Eu quero cobrar aqui ao Poder Executivo, a recuperação da Ladeira da Serra do Tanque, eu estive lá e a via se encontra em total abandono, é preciso que as máquinas do município recuperem aquele trecho”. Cobrou Francisquinho.
O vereador também cobrou a recuperação das estradas vicinais que ligam a sede do município aos povoados Lagoa dos Marcelino e Lagoa Seca. “Esses dois trechos acabam com qualquer veículo, sendo que os mesmos podem ser facilmente recuperados já que o município tem maquinário para isso”. Destacou o vereador.
Ieda (PMDB)
Ieda Maria Leal (Ieda) PMDB, também começou seu discurso se solidarizando com a família de Joseane Hipolito, falecida prematuramente em Brasília (DF), semana passada. Na oportunidade a vereadora pediu a todos os presentes que rezassem uma Ave-Maria para a alma de Joseane.
Nauva conclamou a todos os católicos santanenses a participarem das festividades em homenagem a São Pedro, Padroeiro da cidade, durante o mês de junho. “A peregrinação com a imagem de São Pedro pelas casas das famílias teve início no último dia 1º. Todas as noites a partir das 19h acontece a reza do terço, sendo que dia 23 os vereadores serão os responsáveis”. Anunciou a vereadora.
Chico Borges (PTB)
O presidente do Poder Legislativo, Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) PTB, também iniciou suas palavras se solidarizando com o prematuro falecimento de Joseane Hipólito, de acordo com o vereador, embora a conhecesse só pelas redes sociais, a comoção pelo seu falecimento mostra que a mesma era bastante querida em Santana. “O falecimento repentino de Joseane nos deixa triste”. Lamentou Chico Borges.
O presidente falou da realização de audiência pública na sexta-feira (03/06), pelo Poder Executivo municipal para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017. Chico Borges, que esteve presente à audiência, disse que a LDO já se encontra na câmara com todos os anexos à disposição para análise dos parlamentares, sendo que o projeto de lei será aprovado em duas votações no próximo dia 22.
Em relação à reclamação da colega de legislativo, Francinauva Leal, sobre a precariedade da iluminação e do calçamento em algumas ruas da cidade, Chico Borges lembrou que nas zonas urbana e rural os consumidores tem discriminada em suas contas de energia elétrica na taxa de iluminação pública, sendo que nem sempre a mesma está disponível para todos.
Chico Borges também questionou a aplicação dos valores arrecadados coma taxa de iluminação pública no município. “Não sabemos como é aplicada essa taxa, pois os valores que deveriam ir para uma conta da prefeitura, justamente para a manutenção de lâmpadas, em parte são subtraídos pela ELETROBRAS devido à dívida do município junto à distribuidora”. Questionou o parlamentar.
Sobre a pavimentação com paralelepípedos, o parlamentar disse que de fato algumas ruas do município estão em situação precária. “São medidas simples que podem ser implementadas com poucas demandas econômicas”. Disse Chico Borges.
Se referindo às estradas vicinais do município, Chico Borges lamentou que muitas delas estejam em péssimas condições de trafegabilidade. “As maquinas do PAC, que foram adquiridas para cavar pequenos açudes e recuperar estradas, estão aí, muitas vezes, colocando aterro em terreiros, e o pior, em ano de eleição, isso pode causar prejuízo para quem está fazendo isso”. Alertou o parlamentar.
Chico Borges ainda lamentou a ausência de requerimentos por parte dos parlamentares, o presidente explicou que o fato se dá pelo baixo índice de atendimento por parte do município desestimulando os vereadores.
Fonte:Santanahoje