Em sessão solene realizada na tarde/noite de ontem, 18, a Câmara Municipal entregou o título de cidadania picoense ao técnico agrícola Matias José de Santana, que durante mais de 30 anos foi servidor do Emater-Piauí. A proposição foi da vereadora Fátima Sá (Rede) e aprovada por unanimidade.
Autoridades, amigos e familiares de Matias José de Santana prestigiaram a sessão solene de entrega da honraria. Dentre os vereadores marcaram presença Fátima Sá (Rede), que presidiu a solenidade; Iata Rodrigues (PSB), Toinho de Chicá (PP) e José Luís de Carvalho (PTB).
Imagem: José Maria Barros / GP1Matias agradece a homenagem
Autora da proposição, a vereadora Fátima Sá justificou a iniciativa afirmando que Matias José de Santana prestou relevantes serviços à comunidade picoense ao longo de mais de 30 anos. “Sou rigorosa nesse tipo de homenagem, mas, o Dr. Matias fez por merecer nosso reconhecimento” – resumiu.
Durante a solenidade, vários oradores usaram a palavra e destacaram a trajetória do homenageado, que por mais de 30 anos atuou como técnico agrícola do Emater-Piauí, se destacando na realização de projetos na área rural.
Dentre os oradores os vereadores Iata Rodrigues (PSB) e Fátima Sá (Rede); Zacarias Teixeira, Ouvidor do Município; empresário Josino Coutinho, ex-vereador João Rufino, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL) e o gerente da agência do Banco do Nordeste, Agenor Trindade.
Imagem: José Maria Barros / GP1Fátima Sá, autora do projeto
Colega de Matias Santana por muitos anos no Emater-Piauí, a engenheira agrônoma e extensionista rural, Maria Renilda Araújo Rodrigues Coutinho, enviou uma mensagem ao homenageado parabenizando-o pelo título de cidadão picoense. N texto, ela ressalta que a honraria é mais do que justa, por tanto serviços prestados a Picos e região.
Emocionado, Matias Santana mostrou-se bastante satisfeito com a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Picos e, citou especialmente a autora do projeto. “Vereadora Fátima Sá, quero agradecê-la de coração por ter me oficializado como cidadão picoense, pois de natureza eu já era” – pontuou.
Perfil
Matias José de Santana nasceu na cidade de Regeneração, no estado do Piauí, no dia 7 de janeiro de 1949. Filho de Martim José de Santana e Francisca de Araújo Santana. Casado com Euda Maria Lustosa de Santana, de cuja união nasceram três filhos. Rafael Lustosa de Santana, engenheiro agrônomo; Renata Lustosa de Santana, bacharel em Direito e Roseane Lustosa de Santana, mestre em Enfermagem.
Imagem: José Maria Barros / GP1Entrega da honraria
Ele ingressou no Emater-Piauí através de concurso público no dia 1º de abril de 1977, sendo lotado na cidade de Parnabuá-Piauí. Após determinado período, foi transferido para a Picos no dia 4 de setembro de 1979 com a missão de realizar assessoramento técnico na Cooperativa Agrícola de Sussuapara.