Apesar das constantes ameaças de detentos da Casa de Custódia de Teresina e várias tentativas de fugas como a que aconteceu neste domingo (26), os problemas ainda estão longe do fim, pois pelos menos 10 presos fugiram após uma rebelião realizada. O motim iniciou no pavilhão D da penitenciária, onde cerca de 100 detentos se envolveram com o movimento.
Os presos que fugiram escaparam por um buraco e a fuga não foi maior porque um sentinela conseguiu impedir. A Força Tática da Polícia Militar tentou controlar a rebelião, onde vários colchões foram queimados. Essa não é a primeira vez que detentos fogem da penitenciária da capital e promovem esse tipo de motim.
Na confusão armada pelos detentos, um presidiário identificado como 'Júnior' foi morto após a abordagem da fuga. O mesmo foi assassinado com várias perfurações nas costas por companheiros de cela. O acontecido gerou revolta que se espalhou por outros pavilhões.
Nos últimos anos os problemas com o sistema penitenciário do Piauí têm sido cada vez mais constantes, a alegação dos detentos é a falta de estrutura para o setor, além da superlotação e poucos servidores.
Imagem:Ilustração