Matéria / Polícia

Polícia Civil do Piauí desenvolve aplicativo que será usado nos Jogos Olímpicos

O aplicativo está em fase final e contou com apoio da SESGE (Secretaria de Grande Eventos do Ministério da Justiça), que irá operar o sistema.

18/07/2016 | Edivan Araujo
/

Uma equipe de programadores piauienses está desenvolvendo um aplicativo para denúncias que será usado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.O App de nome VIGIA será lançado nos próximos dias e contou com time formado pelo delegado Alessandro Barreto, o agente de polícia civil Mardem Lincow e os programadores Felipe Alfaville, Domingos Junior e Herderson Monte. O aplicativo está em fase final e contou com apoio da SESGE (Secretaria de Grande Eventos do Ministério da Justiça), que irá operar o sistema.

O VIGIA conta com um simples, mas poderoso sistema de denúncias online em tempo real. O usuário faz o download do aplicativo, realiza um cadastro e logo após ser autorizado pode fazer denúcias georeferenciadas, além de poder mandar fotos relacionadas à reclamação.

Do outro lado, ao mesmo tempo, existe um agente recebendo os relatos de possíveis denúncias e visualizando-as dentro de um sistema que utiliza mapas digitais e recebe a posição do denuciante, o que possibilita as autoridades a tomarem decisões rápidas e mais precisas.

A destribução do app será em um primeiro momento para os profissionais que vão lidar com a segurança de maneira direta e indireta, e logos após será ampliada para todos os outros profissionais que estarão ligados aos Jogos Olimpícos.

Segundo os desenvolvedores, o aplicativo é muito prático e aproveita-se do fato de que hoje a grande maioria das pessoas possuei um smartphone com câmera e gps embutidos, o que possiblita uma rápida interação entre as partes.

Os desenvolvedores destacam que o VIGIA é baseado no aplicativo o DEPRE-DH, que foi desenvolvido pela mesma quipe do Piauí há alguns meses. Esta ferramenta já teve 13 mil downloads e recebeu cerca de 4 mil denúncias referentes ao tráfico de entorpecentes e outros crimes no estado.

Fonte:Cidade Verde

Facebook