Matéria / Cidades

Projeto Impacto Sertão Livre desenvolve ações na cidade de Bocaina

Nesta quarta-feira (20), a igreja Missão Eliakim, será inaugurada onde irá ficar um casal de missionários que darão sequência ao trabalho implantado agora.

19/07/2016 | Edivan Araujo
/

Uma equipe do projeto Impacto/2016 do Sertãolivre.org.br através do  CTMS (Centro de Treinamento Missionário para o Sertão) que nasceu com o objetivo de treinar cristãos vocacionados para o trabalho missionário em loco no sertão nordestino, estar realizando um trabalho missionário na cidade de Bocaina.

A equipe é composta por líderes, missionários e pastores que moram no sertão e desenvolvem trabalhos com as igrejas locais e na esfera social, fazendo com que o tempo de preparo do missionário seja o mais próximo possível da população sertaneja e dentro da realidade que os obreiros locais passam no dia-a-dia no sertão.

O alvo principal é que cada aluno, ao termino do período de treinamento possa estar apto para ser um líder local, trabalhando lado a lado com a igreja e atento as necessidades do povo sertanejo, tendo ferramentas para desenvolver projetos que possam trazer o reino de deus de forma visível e palpável na comunidade aonde está inserido.

Localizada na região sudeste do Piauí, o município de Bocaina está a 22 km de distância de Picos; município de porte médio, ao qual pertencia antes de sua emancipação. O município que possui cerca 5 mil habitantes. A economia da cidade se baseia no turismo religioso, na agricultura familiar e nos valores obtidos por meio do Programa Federal – Bolsa Família. Além disso, muitas mulheres trabalham como diaristas.

A cidade possui apenas 1% de evangélicos, sendo 31 irmãos assembleianos, 11 batistas e uma igreja Eliaquim sendo plantada. O catolicismo é professado por 97% da população. Esses dados são apontados por uma equipe de profissionais do http://sertaolivre.org.br/, órgão internacional que estar fazendo um trabalho naquele município em que se encerra no próximo dia (21).

MISSÃO ELIAQUIM – MISSÃO QUE IREMOS APOIAR

Em 1976, a família Flash,  formada por missionários Holandeses, chegou ao Brasil. O primeiro movimento em prol do reino de Deus do grupo foi a implantação de uma igreja na cidade de Nazareno, em Minas Gerais.

Em 1981 foi aberta a creche CEBEM (Centro Evangélico do Bem estar do Menor); Em 1998 mais uma igreja foi plantada, dessa vez em Ibituruna, município também localizado em Minas Gerais, onde um casal se converteu ao evangelho ouvindo um programa de radio. O trabalho prosseguiu e em 2007 mais uma CEBEM foi aberta.

Segundo a a Drª Gaziella Chaves uma das coordenadoras do projeto na cidade de Bocaina, no início de 2015, a missão recebeu uma direção de Deus para começar novos trabalhos em outras regiões do país, abraçando um trabalho já existente na aldeia Taunay, em Mato Grosso do Sul; e abrindo uma Base Missionária em Bocaina no Piauí para plantar igrejas nas cidades e povoados pouco evangelizados do sertão nordestino. Hoje o projeto que estar em andamento na cidade tem o objetivo de trabalhar com a comunidade abrangendo várias áreas como Aulas de violão; Alfabetização; Reforço escolar; Escola de Futebol.

A Drª Gaziella Chaves falou por que a cidade de Bocaina foi escolhida para esse projeto, pois segundo ela, como o município estar no sertão e pela sua localização, está a 300 km da capital e do sul do estado, então era preciso alcançar essa região. Perguntado se o Impacto Sertão Livre visita uma cidade mais de uma vez, a coordenadora informou que esta é a sexta edição do Impacto, e já aconteceu em duas vezes de voltarmos a cidades que já haviam visitado, depende da demanda, o missionário que fica na cidade, sentindo necessidade, solicita a volta de algumas equipes, disse ela.

Drª Gaziella disse ainda que não encontrou nenhuma rejeição por parte da população, o que é bastante positivo nesse tipo de trabalho. A mesma povo frisou ainda que o povo bocainense é extremamente amável, receptivo, no começo eles tem aquela curiosidade natural de saber “o que esse bando de gente veio fazer aqui  mas, em nenhum momento fomos maltratados, pelo contrário, nos trataram como se fossemos da família, nos sentimos realmente em casa aqui”, disse ela.

A mesma comentou o trabalho que estar sendo realizado no município, onde a mesma que é médica faz parte de uma equipe, pôde sentir que Bocaina é uma cidade privilegiada na parte da saúde, conta com diversos médicos em diversas especialidades, o que é bastante positivo para uma cidade.

Gaziella Chaves disse que recebeu apoio total por parte de funcionários da prefeitura de Bocaina, com especialidade da Secretaria Municipal de Saúde num trabalho muito bem organizado pelo secretário Drº Jones Leal que tem dado suporte logístico para toda equipe para os trabalhos que vem sendo feitos na cidade.

Nesta quarta-feira (20), a igreja Missão Eliakim, será inaugurada onde irá ficar um casal de missionários que darão sequência ao trabalho implantado agora.

Programação para esta terça-feira (19)

As equipes do Impacto Sertão Livre, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos de diversas partes do Brasil, unidos para levar atendimento de qualidade aos moradores do Sertão do Piauí estão definidas para hoje, terça (19) assim:

10:00 Saída das equipes para o interior – BATEDOURO (Equipe de Saúde, equipe de crianças e uma equipe de visitas);

14:00 Retornos das equipes do interior;

18:45 Saída das equipes para o interior – BATEDOURO (Culto);

19:30 Apresentações no centro da cidade.

Facebook