A Policia Militar da cidade de Jaicós ( 358km de Teresina) começa hoje a Operação Silêncio, que visa coibir a adulteração do escapamento de motocicletas para aumentar o ruído do motor, prática conhecida como “kadron”.
“Não é só aqui em Jaicós. Em todas as cidades a gente ouve esse tipo de reclamação. Eles adulteram o escapamento, furam, tiram o silenciador, para perturbar mesmo”, comenta o capitão Félix.
A iniciativa veio depois que diversas reclamações foram feitas pela população a policiais da cidade. Segundo o capitão, o barulho excessivo incomoda os moradores, além de estar em desacordo com a lei de trânsito. “Acontece também de esses condutores fazerem um barulho semelhante ao de um disparo de arma de fogo, ao reduzir a marcha. Essa atitude é muito perigosa.”
Ao ser pego com o cano de descarga adulterado, o condutor terá o veículo retido. A moto será liberada depois de ser regularizada, ou seja, com um escapamento novo. “Também vamos ter atenção para outras irregularidades, como falta de retrovisores, cor diferente da discriminada no documento”, explica o capitão.
Fonte: Portal O Dia