Matéria / Polícia

DEPRE divulga balanço: 346 foram presos em 2016 por tráfico de drogas

Delegacia de Entorpecentes realizou 332 inquéritos só até julho deste ano, e apreendeu mais de 200 quilos de maconha e cocaína.

31/08/2016 | Edivan Araujo
/

A Delegacia de Entorpecentes divulgou hoje um balanço de suas atividades desde o início do ano até o mês de julho. As apreensões de droga somaram mais de 200 quilos de substâncias ilegais e mais de 300 pessoas presas em Teresina.

De acordo com o delegado Menandro Pedro, titular da DEPRE (Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes) foram apreendidos cerca de 111 kg de maconha, 97 kg de cocaína, 44 armas de fogo, 34 motocicletas e 26 carros, em operações desarticularam esquemas de distribuição e pontos de venda por toda a capital. Ao todo, R$ 120 mil em espécie foram apreendidos nessas ações.

Os homens são maioria absoluta entre os presos. 238 foram acusados pelos crimes de tráfico de drogas e de associação ao tráfico em 2016, contra 108 mulheres. Além destes, também foram lavrados 116 termos circunstanciados, que são assinados por usuários de drogas detidos em flagrante.

Ao todo, 332 inquéritos foram concluídos pela DEPRE neste ano. O delegado Menandro afirma que os resultados positivos são fruto do trabalho integrado da Polícia Civil, através da Delegacia de Entorpecentes, central de inquéritos, serviço de inteligência e as Polícias Militares, Rodoviária e Federal, além do Ministério Público. O delegado destaca também a ajuda da população, através de denúncias por telefone e pelo aplicativo DEPRE DH. 

Além do trabalho de repressão, a Delegacia também trabalha na prevenção dos crimes relacionados a entorpecentes. Os policiais têm realizado diversas conversas com a sociedade, em escolas e comunidades terapêuticas na capital e em outras cidades do Piauí. "Hoje mesmo estou viajando para Picos, para uma palestra lá na Agência dos Correios. Amanhã estarei em Floriano, e quinta-feira farei outra palestra em Teresina, numa escola pública. São trabalhos preventivos que fazemos, para tentar manter a juventude longe do uso das drogas e do crime de tráfico", comentou o delegado Menandro Pedro.

Fonte: Portal O Dia

Facebook