Vídeos divulgados pela polícia mostram a ação dos grupos especiais da Polícia Militar e de agentes penitenciários no combate a uma rebelião que durou cerca de 10 horas na Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos.
O motim começou por volta do meio dia desta quarta-feira, 02, após um desentendimento entre dois presos, Benedito Josenildo Alves, o Jotinha, de 30 anos, e Alderi Pereira do Nascimento, vulgo Pezinho, que acabaram mortos. A direção do presídio afirma que eles faziam parte de facções rivais e teriam se desentendido durante o banho de sol, dando início a rebelião.
Somente por volta de 1h40 de hoje a polícia conseguiu controlar toda a situação e render os 406 presos. Os detentos colocaram fogo em colchões, quebraram grades e destruíram toda a área de acesso aos quatro pavilhões. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.
O vídeo gravado pelo major Edwaldo Viana, comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, mostra a destruição do presídio, a ação da polícia para mais um pavilhão e os detentos rendidos. O major narra a dificuldade dos policiais em adentrar nos pavilhões do presídio.
Assista o vídeo aqui:
https://youtu.be/q_b_hAmJfw8
Segundo o major, logo após as mortes os outros presos se rebelaram e tomaram os pavilhões. “Os quatro pavilhões foram tomados pelos presos. Os policiais militares foram acionados e conseguiram conter os detentos dos pavilhões um e dois, já os pavilhões três e o quatro foi mais complicado. Até para retirar os dois corpos houve dificuldade”, contou.
Os presos destruíram 12 celas. O trabalho de recuperação de limpeza e recuperação do presídio seguiu pela manhã desta quinta-feira. Já foram transferidos oito presos e ainda serão transferidos mais para as Penitenciárias de São Raimundo Nonato e Altos.
Familiares dos detentos se aglomeram em frente ao portão do Presídio de Picos em busca de informações.
Veja mais fotos:
Fotos: PM e TV Antena 10