/
O Salão do Livro do Vale do Guaribas – SALIVAG busca ressaltar a função da educação no âmbito desenvolvimento cultural, intelectual e social, e no atendimento às mudanças e melhorias no aprendizado que surgem evidenciadas pela socialização do conhecimento de grandes mestres.
Como evento de fomento à cultura e à educação, foi idealizado pelo atual Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, ainda quando era Secretário Municipal de Educação, e tem o apoio de parceiros que acreditam ser possível a transformação de todos através da leitura.
Para a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, o SALIVAG foi bem assimilado pelo público: “A cada nova edição, o público que acorre ao SALIVAG aumenta, as inscrições crescem e fica até mais fácil de trazermos grandes palestrantes porque já existe o sucesso da edição anterior como prova de que o evento é um dos maiores realizados no interior do Estado. O nosso Salão do Livro tem importância fundamental para evidenciar a necessidade de investirmos em educação, incentivando as novas gerações a ler e escrever, publicar e fazer parte parte de tudo isso de forma ativa”.
Para o idealizador do SALIVAG, Padre Walmir, o evento já se firmou no calendário de grandes eventos de educação e cultura de nossa cidade: “Não podemos mais pensar em não termos o SALIVAG. Ele começou como uma semente e hoje rende frutos maravilhosos no incentivo à participação maior de crianças, jovens e adultos, no mundo da leitura, da visão crítica de mundo e da transformação através da educação. Fico feliz que possamos entregar ao público um evento dessa natureza, pensado com carinho e muita determinação por parte de todos os envolvidos” finalizou.
Homenageados
Na primeira edição em 2013, o SALIVAG estreou homenageando o escritor Fontes Ibiapina; em 2014 o homenageado foi professor Ozildo Albano, e em 2015, o Salão do Livro do Vale do Guaribas prestou sua homenagem ao professor José Bispo.
Em 2016, o IV SALIVAG faz, pela primeira vez, homenagem a uma mulher: Maria de Jesus de Souza Martins, poetisa, crítica literária e escritora picoense, imortalizada através da cadeira nº 10 da Academia de Letras da Região de Picos.
Estrutura
O Evento acontece no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, localizado no bairro Malva, e abriga estandes para expositores de livros, sala de conferência, sala de imprensa, espaço de lazer para crianças, tendas de leitura, circo das letras, exposições e bate-papo literário.
Pessoas com necessidades especiais também são prestigiadas no SALIVAG, totalmente acessível e com momento destinado à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, quando haverá desfile, apresentações de dança e lazer.
E para que mais pessoas pudessem ter acesso ao circuito de palestras, o número de inscrições foi ampliado de 400 para 500 vagas esse ano.
Essas palestras acontecem de 16 a 20 de novembro, e trarão a Picos palestrantes de renome nacional, estadual e da cidade de Picos.
Confira os Palestrantes já confirmados
* Caco Barcellos – Jornalista, repórter e escritor com especialidade em jornalismo investigativo e documentário.
* Isabel Ferreira – Escritora angolana e advogada.
* Diego Curvêlo – Jornalista, publicitário e humorista
* Mário Trigo –Escritor, ator, diretor de cinema, TV e teatro.
Programação e inscrições
O SALIVAG 2016 começa dia 16 de novembro, às 19hs no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, em Picos (PI) e termina no dia 20.
Para participar das palestras basta realizar a inscrição no valor de R$ 50, no site www.picos.pi.gov.br/salivag ou na Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 01 de novembro. A certificação para quem participar das palestras será de 60 horas.
Cordialmente,
Coordenadoria de Comunicação de Picos