Matéria / Polícia

REBELIÃO EM PICOS: Secretaria abre sindicância para investigar participação de agente em morte de detento

OAB denunciou que uma das mortes durante a rebelião foi ocasionada por um agente penitenciário

14/11/2016 | Edivan Araujo
/

Por Carlienne Carpaso  
O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, informou que foi aberta uma sindicância para apurar a possível participação de um servidor na morte de um dos detentos na Penitenciária de Picos, no dia 03 de novembro deste ano, durante uma rebelião.  
 
Na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), alertou que o presídio está em estado de calamidade pública e chegou a denunciar que uma das mortes durante o motim foi ocasionada por um agente penitenciário. 
 
O secretário de Justiça destacou que, além da sindicância, algumas ações emergências foram tomadas para reestabelecer a ordem disciplinar dos detentos bem como a reforma da unidade; incluindo novas grades de contenção e celas disciplinares.  
 
“Os detentos que participaram do motim foram imediatamente transferidos e foi aberto um processo disciplinar contra eles, nós também estamos apurando as duas mortes que aconteceram no local; inclusive recebemos a denuncia das possíveis participações ou não de um dos servidos e, por isso, foi instalada uma sindicância e, também requisitei de imediato ao delegado de Picos a instauração de um inquérito, que está em andamento”, disse o secretário.  
 
Daniel Oliveira também informou que até o final desde ano deverá ser instalado o monitoramento eletrônico em Picos. “Essa medida é importante porque vem a buscar uma alternativa entre a prisão e pura e simples liberdade, mesmo que monitorada, que é o uso da tornozeleira”, explicou. 
 
O secretário destacou ainda a construção de uma unidade feminina, pois o atual prédio não atende mais as condições do sistema penitenciário, e ampliação em dois novos pavilhões da Penitenciária de Picos.

Fonte:JP

Facebook