A Câmara Municipal de Santana do Piauí, em seção ordinária, nesta sexta-feira (25), a provou em primeira votação a Leia Orçamentária Anual que estipula os gastos do município para 2017. De acordo com o presidente da casa legislativa e prefeito eleito, vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) PTB, que irá administrar o município a partir de 1º de janeiro de 2017, a LOA, elaborada pelo atual gestor, está dentro da realidade projetada pela sua equipe para a próxima gestão.
A Lei Orçamentária foi aprovada por unanimidade pelos nove vereadores presentes. A segunda votação deverá acontecer antes do recesso parlamentar que terá início a partir do próximo mês de dezembro.
Já Na tribuna da câmara o vereador João Chico (PSB), que estava licenciado para concorrer ao cargo de vice-prefeito, na chapa do atual gestor e candidato à reeleição, derrotado nas urnas no último dia (02) de outubro passado, Ricardo José Gonçalves (PMDB), reassumiu seu mantato na câmara e participou da seção desta sexta-feira (24). O parlamentar agradeceu aos votos recebidos e embora não tenha tido êxito em seus propósitos disse acreditar que tudo acontece conforme a decisão divina.
João Chico (PSB)
“Embora eu não tenha me elegido vice-prefeito e não esteja aqui na câmara na próxima legislatura, eu continuarei presente na vida da minha comunidade e do meu município”. Finalizou João Chico.
Já o vereador e presidente da casa legislativa Chico Borges (PTB), iniciou sua fala na tribuna falando sobre a sua participação na organização do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos da região que aconteceu na cidade de Picos na manhã da sexta-feira (24), e disse que o evento serviu para estreitar lações entre gestores e discutir as principais pautas relacionadas ao municipalismo.
O parlamentar e prefeito eleito destacou também sua participação no encontro de novos prefeitos, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CMN), em Brasília. Para Chico Borges o evento foi produtivo e serviu para dar uma maior visão desenvolvimentista aos gestores eleitos e reeleitos no último dia 02 de outubro, sobre as futuras gestões municipais.
Presidente da câmara vereador Chico Borges (PTB)
A respeito da equipe de transição, Chico Borges destacou que o processo está ocorrendo dentro da normalidade, no entanto o próximo gestor demostrou que a realidade do município é preocupante.
O prefeito eleito disse ainda que está trabalhando junto a equipe de transição, fazendo um diagnóstico da situação atual do município para que os velhos erros não comprometam a próxima gestão municipal.
“Para não parar, o município precisa está apto a receber recursos em 2017”. Declarou o próximo gestor.
Chico Borges frisou sobre os repasses da câmara municipal. Ele disse que como atual presidente do Legislativo tem feito uma gestão responsável mesmo com parcos recursos. Citando despesas com parlamentares, funcionários, veículos, aluguel de prédio, água e luz, assessorias, material de expediente, dentre outras, o parlamentar disse que por ano a demanda de recursos é considerável sendo preciso de muita austeridade para não tornar o órgão inadimplente.
Devido à diplomação de prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos, marcada para o próximo dia 10 de dezembro e o processo de transição corrente, ficou decidido, em acordo com todos os vereadores, que as sessões do mês de dezmbro irão acontecer a primeira no dia (02) e a segunda no dia (09) e caso haja necessidades de sessões extras terá tempo suficiente até o final do mês para realizar.
Com informações do Santana Hoje / Ascom