Matéria / Entretenimento

O Ciranda trás Encontro de Gerações do repente, da Viola e da Poesia

A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, especialmente no sertão, mas, sem sombra de dúvida, vem conquistando o público também das grandes cidades e não só das cidades do interior.

30/11/2016 | Edivan Araujo
/

“O repente é, decididamente, uma tradição folclórica brasileira, cuja origem remonta aos trovadores medievais. Influente na região Nordeste do Brasil, o repente é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso. E a cantoria vai sempre nos encantar, pela beleza e espontaneidade de sua poesia e seus versos de improviso”.

A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, especialmente no sertão, mas, sem sombra de dúvida, vem conquistando o público também das grandes cidades e não só das cidades do interior. E vem de forma crescente atraindo, cada vez mais, grandes platéias.

“Os nossos primeiros repentistas, surgidos no sertão da Paraíba, beberam, com certeza, em outras fontes, assim como os cordelistas. Tanto os repentistas quanto os cordelistas iniciaram sua obra poética em quadras de sete sílabas, como se fazia no velho mundo. Com relação aos nossos repentistas, parece-nos provável que desde tempos anteriores ao seu surgimento no sertão da Paraíba, cantadores anônimos tenham perambulado Nordeste afora, ensaiando desafios, tocando viola e batendo pandeiro, porque essas coisas não surgem de vez”.                                                                                                                   

“De qualquer forma, a cantoria continuará a mesma. Nosso empenho é para que ela se perpetue com água e lenha, vencendo como sempre todas as adversidades e preservando os verdadeiros valores da Cultura Popular”.
Sonhamos com o Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer, sendo também palco para esses inúmeros violeiros que nos levam, vez por outra, às lágrimas, com suas modinhas, às vezes, predominantemente melancólicas e tristes.

Nesse sábado, dia 17 de agosto, às 20:00h, o Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer,  

receberá, para alegria de todos nós, o poeta repentista, Ivanildo Vila Nova. Nordestino de Caruaru-Pernambuco, Ivanildo Vila Nova é considerado o maior repentista do país. Destaca-se “pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática”. Dividirá o palco com ele os poetas piauienses, hoje morando em Iguatu-Ceará, Jairo Silva e Jeferson Silva. Poetas daqui, dos nossos, entre eles Zé Tiago e Antônio Veloso farão a abertura dessa noite de muita poesia, num Grande Encontro de Gerações do Repente e da Viola e da Poesia.

Consideramos esse evento, imperdível...Vamos lá, juntos?                                                                                                                        

Mesas a venda no MEK, LANCHONETE COISA NOSSA, DROGARIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ou pelos telefones: (89) 9 99834022 – (89) 9 94051274 – (86) 9 99556444 – (89) 9 99734294 – (89) 9 94076303 – (89) 9 99715308.

Facebook