O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), representante da região Nordeste no Fórum dos Governadores do Brasil, irá se reunir nesta quinta-feira (1º) com o presidente Michel Temer para buscar um entendimento sobre o repasse da repatriação.
Segundo Wellington, o governo federal deve fazer a sua parte para tirar o país da crise e os Estados estão fazendo o dever de casa. “Já estamos fazendo, nessa linha da austeridade fiscal de um lado, medidas para equilibrar previdência, para o controle de gastos com pessoal e custeio, para sobrar mais dinheiro para investimentos para o desenvolvimento e para o social”, explicou Dias.
Dias e os demais governadores que representam as outras quatro regiões brasileiras pretendem apresentar a proposta de que a União assuma o compromisso de repassar o valor da multa aos Estados até o próximo dia 10.
"Em contrapartida, os governadores também estão contribuindo com a concordância e manifestação concreta de medidas para controle dos gastos e equilíbrio da previdência, além de iniciativas ainda este ano", afirma o Wellington Dias.
Caso Temer aceite o acordo, os Estados deverão retirar as ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal.
A solicitação de agenda com Michel Temer está marcada para acontecer às 10h30, no Palácio do Planalto.
Fonte: Portal az