Matéria / Polícia

Utilizando corda improvisada, 17 detentos fogem da penitenciária Irmão Guido

Na parte onde eles pularam, é possível observar que a cerca elétrica- que não está funcionando - ficou danificada.

02/12/2016 | Edivan Araujo
/

Com uma corda improvisada de tecidos, conhecida como teresa, 17 detentos fugiram da Penitenciária Regional de Teresina Irmão Guido, na madrugada desta sexta-feira (2). 

Os presos escalaram o muro de aproximadamente 4 metros de altura e tiveram acesso às dependências externas do presídio por volta de 4h. Na parte onde eles pularam, é possível observar que a cerca elétrica- que não está funcionando - ficou danificada.
Leandro Oliveira, diretor adjunto de administração penitenciária, explica que para sair da área dos pavilhões, os detentos da cela 10 cavaram um túnel. A fuga contou com presos de mais duas celas que serraram grades para ter acesso ao buraco. 

"Está sendo feito o levantamento dos presos que fugiram, dos possíveis locais onde eles possam estar. Todas as forças de segurança já foram acionadas" explica Oliveira.

Na Irmão Guido existem 470 detentos, mas a capacidade é para pouco mais de 300. Dos presídios do Piauí, este é o menos superlotado, mas mesmo assim já tem quase o dobro de presos para o total de vagas.

Leandro Oliveira explica que a penitenciária está passando por uma ampla reforma que conta com reforço do piso, paredes e teto, troca das telas superiores dos pavilhões para evitar o arremesso de objetos, construção de duas celas de segurança para triagem dos detentos e de um muro cercando o muro já existente do presídio para impedir a aproximação de pessoas do lado externo.

Fonte: Cidade Verde

Facebook