Em levantamento realizado pela Folha de São Paulo, o Piauí aparece como o décimo estado em número de mortes em presídios no ano de 2016.
O dado é preocupante, se levado em consideração que a população carcerária nas unidades no Piauí é uma das menores do país. Com aproximadamente 3.200 detentos, foram 16 mortes registradas. Quase o mesmo número registrado em São Paulo, onde estão sob custódia do estado mais de 220 mil presos, e apenas 17 foram assassinados ao longo do ano passado.
Os números sobre o Piauí foram repassados à Folha pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, já que “o governo não respondeu à reportagem”.
Mais da metade dos crimes ocorridos no ano passado aconteceram em presídios do Nordeste, tendo o Ceará como líder no ranking nacional com 48 assassinatos.
A discussão sobre a segurança dentro dos presídios brasileiros aflorou após o massacre no Amazonas, onde 60 presos foram assassinados em dois dias de rebeliões. A facção criminosa denominada Família do Norte liderou as ações.
Fonte: 180 Graus