Por José Maria Barros do JP Online
Como já era previsto, o presidente regional do PMDB, deputado federal Marcelo Castro, venceu a disputa com o correligionário, deputado estadual Severo Eulálio Neto, pela indicação do diretor geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI). Os dois disputavam o mesmo cargo para colocar um aliado.
Após se encontrar com o governador Wellington Dias (PT) na última sexta-feira, 3, Marcelo Castro anunciou a adesão do PMDB ao governo do estado. Em troca, a sigla vai indicar quatro cargos, dentre os quais o de diretor geral do DER-PI, cujo indicado é o filho de Marcelo, Castro Neto.
Preterido na disputa, o deputado Severo Eulálio Neto deverá indicar diretorias no DER e na Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC), que será comandada pelo deputado José Santana (PMDB).
Pelo acordo celebrado com o governador Wellington Dias (PT), o PMDB ainda vai ocupar a Diretoria de Combate à Pobreza Rural (DCPR), que será transformada em coordenadoria. Para o cargo o indicado foi o advogado Leonardo Sobral.
Já o deputado estadual Pablo Santos (PMDB) vai comandar a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiservh). A Assembleia Legislativa deverá votar nos próximos dias o projeto criando a estatal.