Matéria / Politica

Maia Filho e governador Wellington Dias discutem pontos polêmicos da reforma política

O tema principal do encontro foi a reforma política, tendo em visa que o assunto está em discussão tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

04/04/2017 | Edivan Araujo
Governador Wellington Dias e o deputado federal Maia Filho / Fotos:Maurício Exenberge

Por Maurício Exenberger de Brasília

O deputado federal Maia Filho (PP-PI) reuniu-se nesta quarta-feira com o governador Wellington Dias, na Superintendência de Representação do Estado do Piauí em Brasília, para discutir assuntos do Poder Legislativo. O tema principal do encontro foi a reforma política, tendo em visa que o assunto está em discussão tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
Na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão Especial de Reforma Política, deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), deu início há pouco à reunião desta quarta-feira, que foi marcada para a apresentação do parecer do relator, deputado Vicente Candido (PT-SP). O relator Candido antecipou alguns pontos do relatório que será lido em instantes, como o voto em lista fechada nas eleições proporcionais (para vereador e deputado) até 2022 e a instituição do sistema distrital misto a partir de 2026; a criação de um fundo para financiar as campanhas eleitorais; e o fim das coligações partidárias.
“Durante o encontro com o governador, abordamos pontos polêmicos da reforma, como o voto em lista fechada e a intenção do relator de propor em seu parecer final o fim dos vices em todas as instâncias de governo. Com isso, deixariam de existir vice-presidente, vice-governadores e vice-prefeitos”, relata Maia Filho. “O governador adiantou que é contra acabar com o cargo de vice.” 

Facebook