Matéria / Cidades

Missa de Ramos abre a Semana Santa em Picos

Segundo o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, começa ontem a Semana Santa

10/04/2017 | Edivan Araujo
Católicos lotam Catedral na abertura da Semana Santa / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Com a Missa de Ramos a comunidade católica de Picos deu neste domingo, 9, as celebrações da Semana Santa. As atividades prosseguem até o Domingo de Páscoa nas três paróquias. Nossa Senhora dos Remédios, no centro; São José Operário, no bairro São José e São Francisco de Assis, no Junco.

Abrindo a programação da Semana Santa, no domingo pela manhã aconteceu a benção dos ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, em seguida procissão até a Igreja Catedral, onde foi celebrada a Missa de Ramos.

Pela manhã, também aconteceu a benção dos ramos na praça Miguel Lidiano, seguida de procissão e missa na igreja do bairro Junco. Benção dos ramos na capela do Hospital Regional Justino Luz, seguida de procissão até a igreja do bairro Ipueiras, onde foi celebrada missa solene de ramos.

Segundo o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, começa hoje a Semana Santa, em que se celebra, de modo especial, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor, Jesus Cristo.  

“Nas dezenove paróquias e cinco áreas pastorais da Diocese de Picos, os padres, religiosas consagradas e leigos estão atentos para acompanhar os fiéis durante este grande retiro espiritual, convidando-os à conversão e renovação de vida” – pontua dom Plínio José.

O bispo de Picos explica que o Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e a aclamação pelos judeus. Além de hoje, durante toda a Semana, os cristãos de Picos e do mundo inteiro vão refletir sobre a missão redentora de Cristo. “Por isso, é muito importante participar integralmente de todos os atos litúrgicos com a família” – conclama dom Plínio.

Programação

Em Picos, a igreja católica celebra a Semana Santa com várias atividades, dentre as quais a via-sacra no Morro da Aerolândia, confissões individuais, missa dos enfermos e idosos, procissão do fogaréu e missa solene do Santo Crisma, com a presença de todos os padres da Diocese e o bispo, que preside a cerimônia.

No entanto, o momento em que reúne maior número de fiéis em Picos é a Procissão do Senhor Morto, que acontece às 18 horas da sexta-feira. Este ano, a imagem sairá da Igreja Catedral e seguirá até o bairro Morada do Sol, seguida por milhares de católicos. No domingo de páscoa, às 17 horas, a procissão do Senhor Ressuscitado encerra a programação.

 

Com informações do JP Online

Facebook