Por José Maria Barros
Milhares de católicos participaram no início da noite de ontem, 14, da tradicional Procissão do Senhor Morto em Picos. Devotos de todas as idades percorreram as ruas centrais da cidade levando a imagem do Senhor Morto e de sua mãe, Nossa Senhora.
A procissão do Senhor Morto é a atividade da Semana Santa em Picos que reúne maior número de fiéis. Como forma de pagar promessas por graças alcançadas, alguns dos devotos acompanharam todo o trajeto de pés descalços.
Antes da procissão, a partir das 15 horas, aconteceu na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, a celebração da solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, o beijo da cruz.
A celebração, considerada como uma das mais tradicionais da Igreja Católica, relembra a crucificação de Jesus Cristo na Sexta-Feira da Paixão. Como reflexão, as pessoas seguiram em procissão apenas ao som de cânticos religiosos, acompanhados pela Banda de Música da Prefeitura, carro de som e a voz dos devotos.
O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, relembrou as sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo quando estava pregado na cruz e, fez uma reflexão do significado de cada uma delas.
Foram estas as palavras proferidas por Jesus. "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"; "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"; "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito"; "Mulher, eis aí o teu filho!" e "Eis aí tua mãe!"; Tenho sede; “Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” e "Está consumado!"
Segundo a tradição, as últimas palavras de Jesus, “Está consumado”, significavam que o Seu sofrimento tinha acabado e que todo o trabalho que o Seu Pai havia dado-lhe a fazer, ou seja, pregar o evangelho, executar milagres e obter a salvação eterna para o Seu povo, havia sido realizado, cumprido, concretizado. A dívida do pecado havia sido paga.
Procissão
Após a descida da imagem do Senhor Morto da Cruz, teve início a procissão. O cortejo saiu da Catedral Nossa Senhora dos Remédios por volta das 18h45 e seguiu pela rua Santo Antônio, passando pela avenida Getúlio Vargas, praça Félix Pacheco, rua Coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, rua coronel Francisco Santos e retornando a Igreja Matriz.
Na procissão, as imagens de Jesus Cristo morto e de Nossa Senhora seguiram junto à multidão.
A programação da Páscoa na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, segue neste sábado, 15, apenas a partir das 22 horas com a celebração da Vigília Pascal. Durante todo o dia a igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio.
Fonte: Jornal de Picos