Por Maurício Exenberger de Brasília
A convite do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, o deputado federal Maia Filho (PP-PI) aceitou convite para participar de um Café da manhã com o presidente da República, Michel Temer, e base aliada sobre a reforma da Previdência (PEC 287/16) e outros assuntos em tramitação na Câmara dos Deputados. O encontro, será realizado nesta terça-feira, dia 18 de abril, às 08h30, no Palácio da Alvorada.
RELATÓRIO - O parlamentar destaca que o deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) apresentará o seu relatório sobre a reforma da Previdência nesta terça-feira (18), às 11 horas, em plenário a ser definido pelo presidente do colegiado.
Depois de apresentado, o relatório da reforma será discutido e votado na Comissão Especial. Os deputados podem, no entanto, pedir para votar em separado algumas das 130 emendas apresentadas e que não tenham sido acolhidas pelo relator.
Integrante da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, Maia Filho adianta que haverá mudanças que eliminam a idade mínima para que uma pessoa entre na regra de transição da reforma.
“A aposentadoria deverá continuar diferenciada para professores e policiais, as regras atuais para aposentadoria dos trabalhadores rurais serão mantidas, bem como a integralidade do Benefício de Prestação Continuada”, avalia. Além disso, as pensões não poderão ser menores que o salário mínimo. “Todos esses itens foram defendidos pelo Partido Progressista em reuniões da nossa bancada com o relator da reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA) e com o ministro Henrique Meirelles”, reitera.