Em todo o planeta, durante o dia 23 de abril, é comemorado o Dia Internacional do GEV (Grupo Esperança Viva). Nesse dia, GEV’s espalhados por todas as partes do mundo celebram a data com a realização de diversas atividades. No município de Picos a programação será realizada nos dias 22 e 23.
O coordenador geral da entidade em Picos, Rômulo Braga Neiva, explicou que o Dia Internacional do GEV foi instituído pela Fazenda da Esperança. Ele frisou que o Grupo Esperança Viva é reconhecido pelo Vaticano e pela Igreja Católica. Rômulo também falou sobre a programação da data na cidade picoense.
“No sábado, dia 22, a gente vai estar na Praça Felix Pacheco com a Barraca da Esperança, com o apoio do Exército, onde vai ter uma tenda e estaremos fazendo um trabalho de prevenção, de orientação aqueles que querem se internar na Fazenda. Todos que desejam conhecer um pouco a gente vai estar lá distribuindo panfletos e com animação, com música, com Capoeira da Esperança. E no domingo a gente vai ter a missa celebrativa do Dia Internacional do GEV lá na Capela de São Francisco, no 3º BEC a partir das 10h00min”, informou o coordenador Geral.
GEV em Picos
No mês de maio o Grupo Esperança Viva completará nove anos de trabalhos realizados na cidade de Picos. Uma extensão da Fazenda da Esperança, entidade que recupera dependentes químicos através da oração e do trabalho, o GEV é um grupo de autoajuda e apoio. Dele participam pessoas com ou sem dependência química que decidem viver do carisma.
“O grupo é aberto a todos. Hoje no mundo inteiro são mais de 180 grupos espalhados em vários lugares. Onde os participantes vivem a troca de experiência, a palavra, o testemunho, como também outras atividades que acolhem em vários núcleos como aqui em Picos, por exemplo, que tem o trabalho de prevenção nas escolas e também através das entidades públicas que nos convidam sempre para desenvolver esse trabalho como Secretarias de Saúde e Educação. Sempre estamos a disposição, fazemos um trabalho gratuito, não cobramos por nada, sempre levando a esperança e o nosso testemunho”, explicou Rômulo Braga.
O coordenador do Grupo Esperança Viva falou ainda que em Picos existem três GEV’s: o GEV Sagrado Coração do Jesus (Rua São Sebastião, Nº 435, Centro), o GEV São Francisco de Assis (Salão Paroquial da Igreja de São Francisco de Assis, Bairro Junco) e o GEV São João da Cruz (Penitenciária José de Deus Barros, bairro Altamira). Os encontros são semanais.
“Temos vários trabalhos sociais desenvolvidos na cidade de Picos como a Capoeira da Esperança, Escola de Música, curso bíblico, enfim, várias atividades que a gente ajuda as pessoas a desenvolverem não só o trabalho de recuperação de droga, mas também de manter na sobriedade. Esse trabalho que a gente desenvolve é uma forma que a gente tem de dar continuidade aqueles que se recuperam na Fazenda ou através das reuniões do GEV”, encerrou Braga.
Com informações do Diaadiapiaui