Por José Maria Barros
A Câmara Municipal de Picos promoveu na tarde/noite desta quinta-feira, 27, duas sessões, sendo uma ordinária e outra extraordinária. A decisão foi tomada pelos vereadores com o objetivo de enxugar a pauta, composta de projetos de lei e requerimentos.
A iniciativa dos Parlamentares serviu para zerar a pauta, tendo em vista que a Câmara Municipal de Picos não havia realizado sua sessão ordinária semanal nos dias 13 e 20 de abril. A primeira em razão de ser uma quinta-feira santa e a outra por causa do falecimento da mãe do vereador José Arimateia Luz, o Maté (PSL).
Nas sessões desta quinta-feira, 27, foram aprovados em primeira e segunda votação, projetos de lei dos vereadores José Luís de Carvalho (PTB) e Simão Carvalho Filho (PSD), dando nomes a ruas projetadas.
Na sessão ordinária foram aprovados quatro projetos de lei, sendo um deles de autoria do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT). A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade da execução de limpeza e murar os terrenos baldios, da construção e conservação dos passeios públicos no âmbito do município,
Outro projeto de lei do Executivo aprovado foi o que trata da concessão de reajuste aos vencimentos pagos aos agentes comunitários de saúde do município.
O vereador Evandro Patury (PT) que presidiu a sessão desta quinta (27) disse que os projetos aprovados são todos importantes, mais que o que trata sobre o programa de Refinanciamento de Impostos da Prefeitura de Picos, esse ele destaca como o principal por se tratar de um projeto que vai de encontro às necessidades do poder executivo quanto a questão da renegociação com aquelas pessoas, ou mesmo empresas que tenham pendncias financeira com o município, e com a aprovação desse projeto vai ajudar na hora de negociar com os devedores.
Segundo o vereador, a aprovação do Refis vai ajudar pois quando a prefeitura perceber que a pessoa ou empresa não tenha condição de pagar, pode chegar até a dispensar as multas se for o caso, ou dependendo da situação. O vereador disse que a votação foi feita em caráter de urgência e contou com o apoio dos vereadores da oposição, por que entenderam que se tratava de um projeto importante para a cidade de Picos, disse ele.
Vereador Evandro patury
Os vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP), tiveram projetos dando nomes a ruas aprovados por unanimidade pelo plenário da casa. Também foram aprovados 14 requerimentos com solicitações de melhorias para o município de Picos.
Fonte:JP