Policiais do 1º Distrito Policial conseguiram desbaratar um quadrilha especializada em aplicar golpes estelionatários em beneficiários do INSS. Foram presos, na última semana, Antônio Francisco Alves Pereira, Amanda Patrícia Rodrigues e Sheila Maria Feitosa de Macedo.
O trio fraudava empréstimos consignados em correspondentes bancários. O chefe de Investigação do 1º DP, Raimundo Nonato Martins, explica que os estelionatários tinham acesso aos dados pessoais dos aposentados e solicitavam crédito junto às instituições financeiras.
“Eles conseguiam a informação dos aposentados e davam o golpe. Iam nas operadoras financeiras, faziam os empréstimos e depositavam nas cotas dos aposentados e sacavam”, explica o chefe de investigação.
Levantamento da Associação dos Correspondentes Bancários do Piauí aponta que a quadrilha, através dos golpes, conseguiu obter cerca de R$ 2 milhões.
O presidente da Associação, Marcelo Freitas, garante que os correspondentes bancários desenvolvem um trabalho de inteligência junto com a Polícia Civil para investigar o caso. A suspeita é que mais pessoas integrem a quadrilha.
A Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Piauí, orienta que, além da polícia, vítimas deste tipo de golpe devem procurar o INSS, através do central 135.
“O INSS vai acionar a instituição financeira, que irá informar quais condições foram feitas os empréstimos”, esclarece o presidente da comissão, Michel Saldanha.
Fonte: Cidade Verde