Na manhã desta sexta-feira (16), às 08h, servidores da Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Santana do Piauí, participaram de uma oficina que teve como temática o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores se estendeu até o meio-dia, com palestras e debates acerca do Programa Federal.
A iniciativa teve por objetivo reciclar as ações já desenvolvidas por estes profissionais, integrar as equipes de trabalho junto à gestão e apresentar novas diretrizes no funcionamento do PMAQ.
A enfermeira e secretária municipal de Administração, Ionara Holanda, destacou que um serviço de saúde de qualidade é sinônimo de motivação e integração entre os servidores que operam as ações, e gestão que oferecem o suporte de trabalho.
“Uma equipe de Saúde da Família ela só funciona se ela estiver trabalhando em conjunto, tanto entres os profissionais, quanto a gestão. E o governo atual do município está muito comprometida com essa ligação das estratégias que vai refletir no trabalho que é produzido e na atenção que é dada à população”, disse Ionara Holanda.
A servidora que integra a estratégia de Saúde Bucal, Edilsa Sousa, ressaltou que a manhã de atividades foi valiosa devido o compartilhamento de informações e troca de experiências.
“Essa oficina tem sido muito produtiva para os nossos conhecimentos e o PMAQ é um Programa muito valioso para a população, como para nós profissionais e somos mais incentivados a trabalhar”, afirmou a servidora.
O PMAQ
O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
ASCOM / Renata Santos