Matéria / Cidades

Servidores da Saúde de Santana do Piauí participam de oficina do PMAQ

Iniciativa teve por objetivo reciclar as ações já desenvolvidas por estes profissionais, integrar as equipes de trabalho junto à gestão e apresentar novas diretrizes no funcionamento do PMAQ.

17/06/2017 | Edivan Araujo
A iniciativa teve por objetivo reciclar as ações já desenvolvidas por estes profissionais. / Foto: Ascom / Renata Santos

Na manhã desta sexta-feira (16), às 08h, servidores da Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Santana do Piauí, participaram de uma oficina que teve como temática o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores se estendeu até o meio-dia, com palestras e debates acerca do Programa Federal.

A iniciativa teve por objetivo reciclar as ações já desenvolvidas por estes profissionais, integrar as equipes de trabalho junto à gestão e apresentar novas diretrizes no funcionamento do PMAQ.

A enfermeira e secretária municipal de Administração, Ionara Holanda, destacou que um serviço de saúde de qualidade é sinônimo de motivação e integração entre os servidores que operam as ações, e gestão que oferecem o suporte de trabalho.

“Uma equipe de Saúde da Família ela só funciona se ela estiver trabalhando em conjunto, tanto entres os profissionais, quanto a gestão. E o governo atual do município está muito comprometida com essa ligação das estratégias que vai refletir no trabalho que é produzido e na atenção que é dada à população”, disse Ionara Holanda.

A servidora que integra a estratégia de Saúde Bucal, Edilsa Sousa, ressaltou que a manhã de atividades foi valiosa devido o compartilhamento de informações e troca de experiências.  

“Essa oficina tem sido muito produtiva para os nossos conhecimentos e o PMAQ é um Programa muito valioso para a população, como para nós profissionais e somos mais incentivados a trabalhar”, afirmou a servidora.

O PMAQ

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.  

ASCOM / Renata Santos

Facebook