A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenadoria da Saúde Mental, juntamente com o programa de Estratégia de Saúde da Família realizou palestra, nesta terça-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Catavento. A ação integra a programação da campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Na ocasião, enfermeira, psicólogo e terapeuta ocupacional promoveram, de forma participativas e dinâmica, uma discussão sobre a temática com os pacientes, alertando sobre como prevenir e de que forma cada um pode ajudar outras pessoas a não atentar contra a própria vida.
Segundo o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Robson Carvalho, o objetivo é conscientizar a população sobre as formas de trabalhar com pessoas sobre o assunto delicado. “Estamos abordando essa temática do suicídio, para que possamos acolher as pessoas, fortalecendo e incentivando a valorização da vida”, ressaltou.
Durante o bate-papo, os especialistas da saúde alertaram sobre os fatores de risco e formas de precaução do suicídio. “A melhor forma de prevenção é quebrar mitos, tabus e preconceitos, trabalhando a conscientização, sendo necessário estar disponível para ajudar, com uma conversa empática e de respeito, encaminhando para as UBS e especialistas”, pontuou o Robson Carvalho.
A campanha Setembro Amarelo é realizada no mundo todo como forma de alertar sobre os casos de suicídio na população, assim como de instruir sobre como cada um pode ajudar alguém que esteja com problemas.
ÂÂ
Fonte:Ascom